Notícias

Seminário aborda gestão da água e novas tecnologias

Atividade terá palestra e mesa-redonda com especialistas no assunto

“Novas Tecnologias e Gestão dos Recursos Hídricos” é o tema do seminário que será realizado em Cachoeiro nesta quinta-feira (22), Dia da Água, como parte da programação da Semana das Águas, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma). O evento começa às 18h30, no Teatro Municipal Rubem Braga.

A palestrante será Lohaine Jardim, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com experiência em vários campos de pesquisa e atuação em gestão estratégica. Entre os pontos a serem abordados estão educação para o consumo de água, uso racional dos recursos hídricos e sustentabilidade.

A palestra da especialista será seguida de mesa-redonda sobre o tema do seminário, contando com a participação de Reinaldo Faria, capitão da Polícia Ambiental de Cachoeiro, Ana Eloisa Sorrilha, representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim (CBH Itapemirim) e Vinícius Rocha Leite, do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro de Itapemirim (Commanci). O secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Louzada, será o responsável pela mediação.

“O seminário é uma oportunidade muito valiosa de debater soluções para a preservação dos recursos hídricos com profissionais de excelência em vários segmentos da área ambiental. Tanto profissionais e estudantes desse campo, quanto a população em geral, poderão trocar ideias sobre ações para o melhor aproveitamento de um dos nossos mais importantes recursos naturais, e que está cada dia mais sob risco”, destaca Louzada.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas online ou no próprio local do evento, 30 minutos antes do início. Todos os presentes que estiverem inscritos receberão certificado de participação.

Nascentes Vivas

Também no Seminário das Águas, será apresentado o projeto Nascentes Vivas, cujo lançamento oficial ocorrerá no dia seguinte (23), às 18h, no auditório da escola Wilson Resende, em Burarama. Criado pela Semma, o projeto vai cadastrar propriedades rurais e investir em mecanismos para preservação das nascentes, com assistência técnica e orientação aos produtores. A conservação de pelo menos 200 nascentes contará com R$ 418 mil do Fundo Municipal de Defesa Ambiental.

Semana das Águas

A programação da Semana das Águas de Cachoeiro começa nesta quarta-feira (21) com uma palestra sobre consumo consciente da água, na escola municipal José Taveira dos Santos, no bairro Abelardo Machado, em dois horários: 8h e 14h. O palestrante será o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Louzada.

Encerrando a programação, no sábado (24), haverá uma caminhada ecológica de 8 km pelo entorno da região do Monumento Natural do Itabira. O início do percurso, com belas vistas e afluentes de águas cristalinas pelo caminho, está marcado para as 7h, e não há necessidade de inscrição. Um ônibus será disponibilizado para levar os trilheiros até o local de partida da caminhada, o sítio Recanto do Itabira, com saída às 6h20 do Museu Ferroviário Domingos Lage.

 Seminário das Águas

Local: Teatro Municipal Rubem Braga (avenida Beira Rio, Guandu)

18h – Inscrição para o seminário
18h30 – Solenidade de abertura
18h45 – Apresentação do projeto Nascentes Vivas
19h20 – Palestra sobre o tema “Novas Tecnologias e Gestão dos Recursos Hídricos”, com Lohaine Jardim, doutoranda em Geografia, mestre em Ciências Sociais e especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Imagem
20h – Mesa-redonda
21h30 – Encerramento
Inscrição – bit.ly/Seminario_Aguas ou no local do evento, às 18h.