Formato virtual

Seminário apresentou etapas do Plano Municipal de Drenagem de Cachoeiro

Plano norteará as ações e investimentos na área de drenagem pelos próximos 20 anos
Foto: Reprodução/web

A participação da população de Cachoeiro no processo de construção do primeiro Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas (PMD) foi iniciada, na noite desta quinta-feira (10), com um seminário virtual para apresentação das etapas da elaboração do documento, que está sendo iniciada.

A atividade teve início às 19h, com transmissão pelo YouTube, no canal do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que elaborará o plano, sob supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Participaram da live o vice-prefeito Ruy Guedes Junior, a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca, o secretário municipal de Obras, Rodrigo Bolelli, e o chefe do Lagesa, Renato Siman, que apresentou os planos de trabalho e mobilização social.

O desenvolvimento do PMD partirá de um diagnóstico da situação da drenagem do município, etapa seguida pela confecção de cenários e pela proposição de programa, projetos e ações para melhorias do serviço.

“Esse plano norteará as ações e investimentos na área de drenagem pelos próximos 20 anos. Por isso, é fundamental que a população participe ativamente da construção desse planejamento, em especial, as pessoas mais diretamente afetadas por alagamentos, problema que estamos empenhados em resolver”, disse Ruy Guedes.

Rodrigo Bolelli, por sua vez, destacou a importância do PMD para o crescimento ordenado e planejado de Cachoeiro. “O plano também facilita a captação de recursos para os investimentos que precisam ser feitos nessa área”, pontuou.

A secretária Luana Fonseca reforçou a importância da participação popular na construção do plano. “Esse é um trabalho que será feito a muitas mãos, com envolvimento de diversas secretarias municipais, e teremos uma série de atividades e ações para que os moradores de Cachoeiro acompanhem e participem efetivamente desse processo”, disse.

Após a apresentação das etapas da elaboração do plano, que pode ter duração de até 18 meses, os representantes da Prefeitura e do Lagesa responderam dúvidas e perguntas enviadas por chat pelas pessoas que acompanharam a live, cuja gravação pode ser conferida no canal do Lagesa no YouTube.

Para facilitar o acesso aos documentos gerados em cada etapa do PMD, a Semma os disponibilizará em sua página no site www.cachoeiro.es.gov.br. Já estão lá os planos de trabalho e mobilização social.