Notícias

Seminário em Cachoeiro relaciona educação patrimonial e turismo

O evento integra a programação local da Virada Turística Capixaba; na foto, a Casa da Memória

A relação do conhecimento e da valorização do patrimônio cultural de Cachoeiro de Itapemirim pelos seus moradores com o desenvolvimento do turismo no município é o foco do seminário “Educação Patrimonial – 1º passo”, que será realizado no dia 20 deste mês, no auditório do Centro Universitário São Camilo, bairro Paraíso, a partir das 19h.

Especialistas da área, representantes do poder público e da iniciativa privada participarão do evento, que tem entrada franca e integra a programação da Virada Turística Capixaba em Cachoeiro, organizada pelas secretarias municipais de Cultura (Semcult) e de Desenvolvimento Econômico (Semdec), com suporte da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e de entidades locais. Também na ocasião, tomarão posse os novos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Além do prefeito Victor Coelho e dos secretários municipais Felipe Macedo (Desenvolvimento Econômico), Fernanda Martins (Cultura) e Robertson Valladão (Agricultura e Abastecimento) – que mostrará os caminhos e as potencialidades dos circuitos do agronegócio –, o encontro terá a presença de diversos convidados.

Dentre eles, o professor Rogério Franzotti, um dos responsáveis pelo projeto de educação patrimonial “Doce terra onde eu nasci” – desenvolvido em Cachoeiro entre 2005 e 2006 –, e o coordenador de marketing da Regional Sul da Rede Gazeta, Rogério Bono, que vai destacar a participação da mídia no apoio e na divulgação das ações voltadas para esse campo.

A mesa contará, ainda, com a turismóloga Carmem Casteglione, que, dentre outros tópicos, vai explicar a importância do Comtur, e com o presidente do Sindirochas Espírito Santo, Tales Pena Machado, que falará, por exemplo, das perspectivas e potencialidades do setor de mármore e granito, com relação ao desenvolvimento turístico.

Felipe Macedo esclarece que o seminário traz, como propostas, reunir o trade turístico local e suas áreas afins, bem como os agentes políticos, com a finalidade de discutir a política de turismo de Cachoeiro; propor ações factíveis, para a retomada de sua implementação; resgatar a importância da atividade para o desenvolvimento local e regional; e, por fim, fortalecer o Comtur.

“Entendemos que a educação patrimonial contribuirá para mostrar à população os benefícios que o desenvolvimento do nosso turismo trará para a cidade”, reforça o secretário municipal.

O seminário é promovido pela prefeitura (por meio da Semcult e da Semdec), em parceria com a Setur e, também, com apoio do Centro Universitário São Camilo, do Comtur, da Viação Flecha Branca, do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), do Sindirochas Espírito Santo e do Mega Centro Cachoeiro.

Confira a programação da Virada Turística em Cachoeiro:

Dia 18
Teatro Rubem Braga, às 9h
Lançamento do Circuito Turístico Urbano Viva Cachoeiro a Pé, com apresentação do trajeto e inauguração da empena com o mapa turístico urbano da cidade, seguido de caminhada até a praça Jeronimo Monteiro

Dia 20
Auditório do Centro Universitário São Camilo, bairro Paraíso, às 19h
Seminário “Educação Patrimonial – 1º passo”

Dia 21
Famtour Circuito Caminho das Pedras, às 7h (saída da praça Jerônimo Monteiro)
Visitação a uma pedreira de extração de mármore; a uma indústria de beneficiamento de rochas, com exposição de artesanato de mármore; e uma usina de reciclagem dos resíduos das indústrias de rochas ornamentais

Agenda de atividades em equipamentos públicos da cidade:

Casa de Cultura Roberto Carlos
Mostra de filmes do Rei
16 a 20 de outubro
Das 9h às 10h e das 11h às 12h (manhã)
Das 14h às 15h e das 16h às 17h (tarde)

Casa dos Braga
Contação de histórias com Maria Elvira Tavares Costa e Thiago Neves
16 a 20 de outubro
Das 9h20 às 10h e das 10h40 às 11h20 (manhã)
Das 14h às 14h40 e das 15h20 às 16h (tarde)

Museu Ferroviário Domingos Lage
Armazém 1: Exposição permanente com projeções do documentário “Retrilhando a Leopoldina”, de Paulo Henrique Thiengo
Armazém 2: Exposição “Circuito 55 anos”
Todo mês de outubro
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h