CBH Rio Itapemirim

Seminário on-line celebra 14 anos de comitê do rio Itapemirim

Webinar “Juntos por um Rio” será realizado de quarta (15) a sexta-feira (17) da semana que vem
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em comemoração aos 14 anos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim (CBH Rio Itapemirim), será realizado o Webinar “Juntos por um Rio”, de quarta (15) a sexta-feira (17) da semana que vem, sempre a partir das 16h. O evento on-line será aberto a todos os interessados e os links de acesso às videoconferências poderão ser acessados por meio do Instagram da organização (@cbh_rioitapemirim) ou solicitados, até a próxima terça-feira (14), pelo e-mail comunicacao.cbhitapemirim@gmail.com.

Entre os temas a serem abordados, no webinar, estão o papel dos comitês de bacia; água e desenvolvimento; gestão de conflitos na utilização de recursos hídricos e os desafios enfrentados pelo CBH Rio Itapemirim em seus 14 anos de existência.

Criado em 2006, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim é formado por representantes do poder público, sociedade civil e usuários de água (companhias de saneamento, sindicatos rurais e grandes empresas) dos 18 municípios que abrangem, total ou parcialmente, a área da bacia – 17 deles no Espírito Santo, incluindo Cachoeiro.

O objetivo do comitê é promover o gerenciamento do uso dos recursos hídricos da bacia de forma descentralizada, com a participação da sociedade civil. Dentre as principais conquistas do CBH Rio Itapemirim, está a elaboração e aprovação, em 2019, do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Itapemirim, com uma série de ações de preservação a serem realizadas a curto, médio e longo prazo, a partir do diálogo com a população.

“O CBH Rio Itapemirim tem um papel fundamental nas ações de preservação da principal fonte de recursos hídricos da região. O webinar servirá para promover reflexões importantes e, ao mesmo tempo, para não deixar passar em branco esse 14º aniversário, mesmo em meio à pandemia”, afirma Carina Prado da Silva, presidente do CBH Rio Itapemirim e representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro na organização.

“O evento é importante para divulgar para a população em geral o trabalho do CBH Rio Itapemirim, mostrando o que o comitê faz, qual é a importância dele para a vida das pessoas e os desafios enfrentados na preservação da bacia. Com isso, esperamos que haja maior engajamento da população nas questões relacionadas à manutenção dos recursos hídricos da região”, destaca Vanderley Teodoro de Souza, diretor presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), órgão que também tem representação no CBH Rio Itapemirim.