Notícias

Captação de recursos e gestão

Seminário reuniu representantes de projetos esportivos em Cachoeiro

Evento observou todas as medidas preventivas relativas ao coronavírus
Foto: Márcia Leal/PMCI

O Seminário para Projetos Sociais de Futebol e Futsal, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) de Cachoeiro, no último sábado (6), reuniu 48 representantes de entidades esportivas em busca de capacitação e conhecimento.

No auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários, os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre gestão de projetos e captação de recursos em palestras ministradas por especialistas renomados.

Todos os protocolos sanitários referentes ao novo coronavírus foram observados. Na entrada do evento, houve aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool gel em todos os presentes, que estavam de máscara e mantiveram distanciamento entre si.

Luciano Tadino, técnico da seleção brasileira feminina de Fut 7 e da equipe de futebol feminino do Vila Nova-ES, falou sobre “Gestão de projetos sociais esportivos pós-pandemia”, e Mariana Magalhães, especialista em captação de recursos, prestação de contas públicas e desenvolvimento de projetos, abordou o tema “Captação de recursos – o que todo projeto social precisa saber”.

“A ideia do seminário foi ótima, agradeço pelo convite e espero ter contribuído com minha vivência no futebol, há 15 anos. Espero que os representantes consigam desenvolver ideias que agreguem aos projetos”, disse Tadino.

“Meu intuito é o de passar conhecimento voltado para o momento pós-pandemia, pois tudo vai mudar. Portanto, abordei alguns desafios que teremos e orientei como montar o plano de trabalho, que é essencial para captação de recursos nos projetos sociais”, afirma Mariana.

João Carlos de Souza, representante da Escolinha de Futebol “João Carlos”, que atua em Córrego dos Monos, contou porque decidiu participar do seminário. “Esses temas são muito importantes. As informações foram passadas por profissionais capacitados, então, espero levar isso para o projeto, para crescer ainda mais, pois já são 25 anos de atividades”, enfatizou.

“Queremos aprender coisas novas para evoluir nesta área, temos que nos atualizar e aprender. Agora, também estamos com projeto sub-20 na escolinha. O seminário foi uma boa oportunidade para aprimorarmos nosso trabalho”, afirma Marco Antônio Xavier, diretor de futebol da Escolinha do Grêmio “Santo Agostinho”, em Cachoeiro.

“É muito importante que os projetos estejam organizados do ponto de vista documental e, também, que eles possam ser cadastrados no programa Nosso Esporte Cachoeiro, para que seja possível formalizar parcerias e para que as entidades consigam captar recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal, também”, afirmou a secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, Lilian Siqueira.

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, participou do evento. “Agradeço a presença de todos que vieram se capacitar, buscar conhecimento e se organizar. O esporte transforma vidas e várias pessoas que participaram sabem disso. Espero que todos os participantes possam colocar em prática o conhecimento transmitido por esses profissionais muito qualificados que convidamos”, frisa.