Continua nesta quinta (4)

Seminário Revelar: 1º dia destaca importância de Roberto Carlos para turismo em Cachoeiro

Desenvolvimento turístico da região sul foi debatido no evento, que continua nesta quinta (4)
Foto: Divulgação

Foi aberta, nesta quarta-feira (3), a primeira edição do Seminário Turístico “Revelar Cachoeiro de Itapemirim”, evento voltado para o debate e apresentação de estratégias voltadas para potencializar o turismo no município, que é reconhecido por ser berço de grandes artistas.

A solenidade de abertura contou a presença de autoridades políticas, municipais e estaduais e representantes do setor turístico da região sul capixaba.

A secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim, Fernanda Martins, destacou a importância do desenvolvimento turístico no município em diversos eixos, como religioso, ecológico e cultural.

“Estamos trabalhando para incentivar as atividades turísticas em Cachoeiro. Temos uma gama de opções para atrair pessoas de diversas regiões e precisamos extrair todo o potencial, explorando o que elas têm a oferecer ao público”, afirmou.

“Cachoeiro é uma cidade com enorme potencial turístico, que precisa ser adequadamente explorado. E isso só é possível com o engajamento da comunidade e do empresariado local, em prol de projetos que fomentem o turismo”, frisou Elias Carvalho, diretor do Folha Caparaó e Portal Aqui Notícias.

Lenise Loureiro, secretária de estado de Turismo, esteve presente na abertura do seminário, representando o Governo do Estado. Ela destacou a importância do turismo para os municípios capixabas.

“O turismo é uma atividade muito importante para o desenvolvimento econômico dos municípios do Espírito Santo e, em Cachoeiro, não é diferente. É muito importante que os atores da administração pública trabalhem, em conjunto com a população, para desenvolver uma cidade que abraça sua identidade cultural e explore os atrativos turísticos”, afirmou.

O vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes, também participou da solenidade e exaltou os esforços das gestões municipais e estaduais na recuperação econômica após a pandemia de Covid-19.

“O turismo foi um segmento que sofreu bastante com a pandemia de Covid-19. Agora, com o início da recuperação econômica, é muito importante voltarmos o olhar para esse setor, que é tão importante para nossa região, pois além de contribuir com o desenvolvimento econômico, também é responsável por perpetuar grandes ícones de nossa cidade”, afirmou.

Roberto Carlos foi destaque

O primeiro dia do Seminário “Revelar Cachoeiro” teve suas atividades voltadas para um dos filhos mais ilustres da cidade: o Rei Roberto Carlos, que foi tema de uma palestra de Jotabê Medeiros, jornalista e autor da biografia “Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha”, que destacou a importância em preservar a memória do cantor.

“Quando a cultura é forte, ela se afirma, e Roberto Carlos é um exemplo disso. Cachoeiro de Itapemirim é, internacionalmente, conhecida por ser o local de seu nascimento, é uma marca da cidade, que precisa ser valorizada”, afirmou o jornalista.

Também foi apresentado um painel sobre o cantor, com a participação de Jotabê e o jornalista Edu Henning, trazendo suas histórias e um profundo debate sobre como desenvolver, economicamente, o município usando a força da marca “Roberto Carlos”.

Sirley Alves, 76 anos, é moradora de Cachoeiro e grande fã de Roberto Carlos, esteve presente no evento, e aprovou a iniciativa do evento em fomentar o turismo na cidade.

“Faço parte do grupo das Bordadeiras do Rei e fico sempre muito feliz em participar de eventos que exaltam a importância desse ídolo de Cachoeiro. Nossa cidade tem lugares maravilhosos, que muitas pessoas ainda não conhecem. Temos que valorizar as belezas que nossa Cachoeiro tem a oferecer”, comentou.

Atrações do segundo dia

O evento segue nesta quinta-feira (4), a partir das 8h30, no Bristol Easy Hotel, e pode ser acompanhado, também, pelo YouTube.

O Seminário Turístico “Revelar Cachoeiro” é uma realização do portal Aqui Notícias, conta com apoio da Prefeitura de Cachoeiro, Sebrae, Bristol Easy Hotel, Banestes, Chef Mio e Governo do Estado do Espírito Santo, com patrocínio da Selita, da Unimed Sul Capixaba e da Sicoob.

Programação de quinta-feira (4)

8h30 – Palestra com Barry Charles Silva, Secretário de Turismo de Varginha.

9h30 – Palestra com Edu Henning, jornalista e crítico musical.

10h30 – Palestra com Samir El Ghaoui, Secretário da Turispetro (Secretaria Municipal de Turismo de Petrópolis), “Como minha cidade desenvolve o turismo baseado na marca família Real”.

14h – Palestra com Gustavo Arrais, ex-secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais.

16h – Palestras com diretores da Associação de Turismo de Conservatória falando sobre o sucesso nas ações de turismo no distrito de Valença (RJ).

18h – Encerramento do seminário com apresentação musical de um grupo de seresteiros de Conservatória.