Notícias

Seminário sobre abate animal e produtos clandestinos será nesta quarta (15)

Evento é direcionado a produtores rurais, indústrias, agroindústrias e órgãos de controle e fiscalização

Ainda há vagas para interessados em participar do seminário “Abate e Produtos de Origem Animal Clandestinos”, que será realizado nesta quarta-feira (15), das 8h às 12h, no auditório da Cooperativa de Laticínios Selita, bairro Campo Leopoldina.

Organizado pela Secretaria de Agricultura e Interior de Cachoeiro (Semai), o evento é direcionado a produtores rurais, representantes e proprietários de indústrias e agroindústrias e órgãos de controle e fiscalização do município e de cidades vizinhas.

O objetivo do seminário, que contará com seis palestras, é o combate ao abate clandestino e à venda de produtos de origem animal sem registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), bem como melhorar a qualidade das atividades desempenhadas por produtores rurais, indústrias e agroindústrias.

O tema será abordado por palestrantes do Ministério Público Estadual, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes).

“É importante orientar produtores rurais sobre os danos e riscos da não inspeção dos alimentos. Além de ser crime, isso coloca em risco a segurança alimentar da população e prejudica, também, o controle de zoonoses. Por meio do SIM, é realizada uma rigorosa fiscalização, para garantir a qualidade do fornecimento de carne, leite e derivados”, ressalta o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Seminário: Abate e Produtos de Origem Animal Clandestinos

Local: Auditório da Selita
Horário: Das 8h às 12h
Inscrições pelo e-mail: semag.sim@cachoeiro.es.gov.br
Mais informações: (28) 3521-1147 / 99975-5985 / 9946-7686

Programação

8h – Recepção e café da manhã

9h – Palestra: Abate clandestino: um problema de saúde pública
Professor Dr. Marcus de Freitas Ferreira
Médico-veterinário pela UFMG, mestre em “Ciência e Tecnologia de Alimentos” pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, trabalhou 05 anos na Vigilância Sanitária do estado de Minas Gerais, doutor em “Medicina Veterinária” pela Universidade Federal Fluminense, sendo atualmente professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Espírito Santo.

9h50 – Palestra: Abate clandestino e o risco da comercialização de produtos de origem animal sem inspeção na visão do Ministério Público Estadual.
Palestrante: Promotor Cleto Vinícius Vieira Pedrollo/Ministério Público Estadual

10h40 – Intervalo

10h50 – Palestra: Nota fiscal, SENAR

11h – Palestra: O abate clandestino e o registro de indústria e agroindústria de produtos de origem
Palestrante: Dra. Naíla Pessoa Vieira Médica Veterinária – UFRPE
Pós-Graduada Lato Sensu Especialista em Defesa e Vigilância Sanitária Animal- UFLA, agente em Desenvolvimento Agropecuário.
Palestrante: Jovana Sater Faria, Técnica Em Desenvolvimento Agropecuário
Graduação em Ciências Biológicas Pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Técnica em Desenvolvimento Agropecuário, campo de atuação no IDAF/ Controle e Fiscalização Florestal, Inspeção de Produtos de Origem Animal e Agroindústria.

12h – Encerramento