Combate à Corrupção

Seminário virtual debateu ética e transparência na gestão pública municipal

Portal da Transparência foi um dos pontos abordados no evento
Foto: Montagem/PMCI

A Controladoria Geral do Município de Cachoeiro de Itapemirim (CGM) realizou, na tarde da última quarta-feira (15), a edição virtual do seminário “Integridade, Transparência e Participação Social”, com foco no debate sobre a importância de fortalecer a ética na gestão pública.

O evento pautou assuntos relevantes para o cotidiano dos servidores, que receberam informações sobre os canais de transparência de dados e atendimento ao público.

Na abertura, a palestrante Marina Gava, que é Gerente de Monitoramento de Transparência e Participação Social da CGM, apontou os avanços no Portal da Transparência da Prefeitura que, nos últimos anos, ganhou destaque em rankings estaduais e nacionais de eficiência em transparência.

“O acesso livre às informações por parte da sociedade, torna o serviço público mais confiável e faz com que o cidadão se interesse ainda mais pela gestão dos recursos públicos”, afirmou.

O secretário estadual de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata, fez uma breve participação no evento, e comentou sobre a importância da Lei de Acesso à Informação como ferramenta de fiscalização dos cidadãos

“A Lei de Acesso à informação é um dispositivo democrático, que permite ao eleitor acompanhar as ações realizadas por gestores públicos. O Espírito Santo é referência nacional e internacional em transparência, e Cachoeiro vem galgando cada vez mais espaço nesse sentido”, afirmou.

Participação do cidadão na gestão pública

A participação popular também foi debatida durante o encontro virtual. De acordo com Thayná Bernardo, ouvidora geral do município, a prefeitura possui diversos canais de atendimento à população, para ouvir reclamações, elogios ou solicitações de demandas.

“A participação social na gestão pública é fundamental e faz toda a diferença na relação entre poder público e cidadão. Tudo que é pontuado pela população dá a oportunidade de melhorias para a prefeitura. A gestão municipal não pode e não deve ser feita sozinha”, frisou.

Representando o Ministério Público do Espírito Santo, a Promotora de Justiça Ana Carolina Lage Serra, em sua fala, endossou a importância da participação popular na fiscalização do serviço público. “A participação social deve ser estimulada tanto na sociedade, quanto entre os servidores públicos, para repelir atos de ilegalidade e corrupção”, ressaltou.

Ética e integridade

Keila Leal, Gerente de Controle Interno e Auditoria da CGM, abordou a importância da ética no cotidiano dos servidores públicos, e afirmou que os princípios éticos garantem ao cidadão que a administração pública trabalhe em prol do bem comum, pensando sempre em atender o interesse coletivo.

“Nosso objetivo é ajudar nossos servidores e cidadãos a compreenderem a importância da integração entre integridade, transparência e participação social como um caminho para promover mais qualidade na gestão pública e com impacto real para população”, afirmou a subsecretária municipal de Integridade e Transparência, Kédyma Marques.

“A realização desses eventos é fundamental não só para difundir as normas e os procedimentos relativos aos temas de transparência, integridade, ética e participação social como, também, para fortalecer o sentimento de pertencimento nas organizações, aumentando o engajamento e a responsabilidade de todos os cidadãos e servidores na gestão da coisa pública”, comenta a Controladora Geral do Município, Mylena Lopes.