Serviço de manutenção de estradas rurais é intensificado em Cachoeiro

Deverão ser atendidos, nas próximas semanas, cerca de 100 km de estradas

A prefeitura de Cachoeiro vem ampliando e intensificando o serviço de manutenção das estradas vicinais rurais, que é conduzido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai).

Limpeza de acostamento, implantação de drenagem, ensaibramento, patrolamento e alargamento de vias, além de intervenções para controle de erosão (dependendo da situação diagnosticada em um determinado trecho), estão entre as melhorias.

Nesta semana, as equipes da Semai atuam nas localidades de Timbó e São João da Lancha. Recentemente, foram beneficiadas as localidades de Bebedouro e Banca de Areia. O cronograma contemplará, também, o distrito de Coutinho (Mangueira) e as comunidades de Usina São Miguel, Cafundó e Jaboticabeira (as três pertencentes ao distrito de Conduru).

Simultaneamente, estão sendo programadas intervenções nas estradas das comunidades de Independência (São Vicente), Santa Fé de Cima e Santa Fé de Baixo, conclusão de trecho na estrada da Gruta e, em breve, será iniciada a recuperação das estradas de Furquilha e Cantagalo, no distrito de Burarama, entre outras. Ao todo, deverão ser atendidos, nas próximas semanas, cerca de 100 quilômetros de estradas.

Esta ação concentrada está sendo possível, de acordo com o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão, devido à recente conclusão do processo que permite a locação de máquinas pela prefeitura, para realização deste tipo de ação.

“Ao priorizar a qualidade no trabalho, tem sido nossa preocupação constante demonstrar aos agricultores e demais moradores do meio rural que o serviço de recuperação de estradas de terra em Cachoeiro, que ficaram sem manutenção ou foram submetidas a práticas inadequadas de manejo por muitos anos, não se resume ao patrolamento e ensaibramento”, explica ele.

O secretário também destaca que, antes da padronização do leito e do ensaibramento, é fundamental a introdução de obras de controle da erosão e drenagem da água das chuvas, envolvendo, na maioria das vezes, o entorno e as margens da estrada, tendo em vista que a erosão e o acúmulo de água, são os principais causadores dos danos à estrada.

“Esta preocupação faz com que a duração da execução do trabalho seja um pouco maior, é verdade, mas o resultado final compensa, pela qualidade e durabilidade”, esclarece Valladão.