Notícias

Segurança no trânsito

Serviços de manutenção da sinalização viária são intensificados

Um dos locais atendidos é a Beira Rio, que teve faixa de pedestres revitalizada
Foto: Divulgação/PMCI

Os serviços de manutenção da sinalização viária de Cachoeiro estão sendo intensificados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, por meio da Subsecretaria de Trânsito.

Nesta semana, os trabalhos se concentram na revitalização das faixas de pedestres da avenida Beira Rio e das ruas Bernardo Horta, Joaquim Vieira, Pedro Dias, Prof. Quintiliano de Azevedo, Coronel Francisco Braga, Capitão Deslandes e Brahim Seder.

Esse ciclo de manutenção da sinalização horizontal teve início na última quinta-feira (12). Desde então, já receberam nova pintura faixas de pedestres e outras marcações nas avenidas Monte Castelo e Pinheiro Júnior, rua Moreira, rua Costa Pereira e, ainda, no início da Beira Rio, em frente à Praça de Fátima, que tem recebido grande fluxo de visitantes, em função da decoração natalina.

“Para segurança de condutores e pedestres e para não atrapalhar a fluidez no trânsito, os trabalhos estão sendo realizados no horário noturno”, salienta o subsecretário de Trânsito, Flávio Sant’Anna, acrescentando que os serviços de manutenção se estendem, ainda, à sinalização vertical – placas de regulamentação, advertência e indicação.

Ainda segundo o subsecretário, após serem concluídos na área central, que é a mais movimentada, os serviços seguirão para as vias dos demais bairros, sendo priorizadas as faixas próximas a escolas.

Semáforos em modo intermitente

Outra recente ação da Semdurb com foco na sinalização viária é a programação de alguns semáforos para que funcionem em modo amarelo intermitente (piscante) das 22h às 5h.

Já operam nesse sistema sinais nas avenidas Aristides Campos (próximo à Selita), Lacerda de Aguiar (próximo à Viação Itapemirim), Pinheiro Junior e na rua Siqueira Lima (Centro).

“No período noturno, principalmente de madrugada, condutores costumam avançar o sinal vermelho, seja pelo baixo o fluxo de veículos ou por medo de ficarem expostos a uma situação de risco, como um assalto. Com isso, o risco de acidentes aumenta. O amarelo intermitente, então, aumenta a segurança, porque chama a atenção dos condutores, que se aproximam dos cruzamentos com mais atenção e velocidade reduzida, ao mesmo tempo que permite não ficarem parados, esperando a abertura do sinal”, explica Sant’Anna.