Mobilidade rural

Serviços de pavimentação avançam no interior de Cachoeiro

Estrada para Córrego dos Monos está recebendo calçamento
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro tem realizado importantes investimentos para melhorar a mobilidade no interior do município. Neste ano, mais de 23 quilômetros de estradas vicinais já receberam pavimentação com Revsol e o calçamento rural avança em localidades.

O Revsol é um material residual da produção de aço doado ao município pelo governo estadual. Sua aplicação é uma solução sustentável, de boa durabilidade e de baixo custo para melhoria das condições das estradas.

Só neste ano, 27 vias foram revestidas com o produto, cuja disponibilidade na região aumentou com a implantação do Centro de Distribuição de Revsol (CDR) no município, realizada há um ano, por meio de parceria entre Prefeitura e Estado.

Entre as localidades que receberam nova cobertura com o material nos últimos meses estão: Soturno, com 3,5 quilômetros; Burarama, Itaoca e São Vicente, com 2 quilômetros cada; e São Joaquim, com 1,3 quilômetro.

Atualmente, as equipes da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) estão realizando o serviço na estrada de Bebedouro (Córrego dos Monos) e Tijuca. Os trabalhos contam com apoio da Secretaria Municipal de Interior (Semui).

Calçamento

O calçamento de vias rurais com blocos de concreto, por sua vez, já chegou à estrada que conecta a região do bairro Aeroporto ao distrito de Córrego dos Monos, passando pelas localidades de Córrego do Óleo e Córrego do Brás. Dois quilômetros já estão prontos e mais dois serão feitos na segunda etapa.

A melhoria é fruto de uma parceria entre Prefeitura, que realizou os serviços de preparação do leito; Governo do Estado, que investiu R$ 1,5 milhão na compra dos materiais; e empresários da região, que executam a pavimentação.

Há previsão de calçamento rural para as localidades de Monte Alegre (Pacotuba), Independência (São Vicente) e Bebedouro (Córrego dos Monos).

A Prefeitura também está licitando a pavimentação da estrada que liga as localidades de Boa Vista e Alto São Vicente, no distrito de São Vicente. O investimento, estimado em R$ 11,5 milhões, será feito por meio de convênio com o governo estadual.

Manutenção de vias

Paralelamente, a Prefeitura de Cachoeiro, por meio Semui, também faz a manutenção de estradas vicinais, com serviços como patrolamento, manilhamento e ensaibramento. Em setembro, diversas localidades rurais da sede e dos distritos foram atendidas.

“Estamos atuando em várias frentes para melhorar a nossa malha viária rural. Queremos oferecer melhores condições para o escoamento da produção rural e de outros setores produtivos, mais segurança e mobilidade para as famílias rurais, além de contribuir para o desenvolvimento do turismo e outras atividades econômicas no meio rural”, frisa o prefeito Victor Coelho.