Serviços de saúde de Cachoeiro darão suporte na formação de profissionais da área

Contrato foi firmado durante reunião no gabinete do prefeito Victor Coelho, nesta segunda-feira (6)

Cachoeiro de Itapemirim se tornou a primeira cidade do Espírito Santo a implantar o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), a partir do qual a prefeitura disponibilizará sua rede municipal de atenção básica como campo de prática para estudantes de cursos superiores (graduação e residência) e técnicos da área de saúde.

O documento foi assinado nesta segunda-feira (06), no Palácio Bernardino Monteiro, pelo prefeito Victor Coelho, pela secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, e por representantes da Faculdade Multivix, do Centro Universitário São Camilo, do Instituto Profissional de Educação e Saúde (Ipes), da Santa Casa de Cachoeiro e do Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa).

“Para nós, é um privilégio sairmos na frente, no estado, para elaborar o nosso Coapes, esse importante instrumento que, dentre inúmeros benefícios para o município, vai organizar de modo transparente o acesso de estudantes à nossa rede de saúde, enquanto espaço para formação profissional, e contribuir para qualificar os serviços oferecidos à população”, destacou o prefeito.

A secretária também frisou a importância dessa iniciativa. “Uma das dificuldades dos municípios e a fixação dos profissionais de nível superior. Esperamos formar profissionais que conheçam o território e tenham um olhar mais humanizado e conhecedor das dificuldades da nossa população”, resumiu.

“Só foi possível construirmos esse processo que resultou no Coapes do município, que vai nortear uma série de boas práticas, graças à predisposição da prefeitura”, parabenizou o coordenador do curso de medicina da Multivix, Pedro Herbert Onofre.

Ainda nesta semana, será publicada, no Diário Oficial do Município (disponível no site www.cachoeiro.es.gov.br), portaria que instituirá comissão para acompanhamento do contrato em Cachoeiro.

Posteriormente, as instituições apresentarão planos de trabalho e, então, será traçado um sistema de execução dos campos de prática, de maneira ordenada e articulada.

Como funciona o contrato

Criado pelo governo federal, por meio dos ministérios da Saúde e da Educação, o Coapes qualifica a integração ensino-serviço e a educação permanente nos territórios envolvendo pactuação entre instituições de ensino e gestores do SUS municipais, estaduais e federais.

Participam do contrato todos os gestores municipais e/ou estaduais do SUS interessados em ofertar a sua rede para estudantes de graduação e/ou residência. Participam, também, as instituições de ensino que possuem cursos de graduação na área da saúde e programas de residência médica e multiprofissional interessados em discutir e qualificar a inserção do estudante na rede e a integração ensino e serviço.