Servidores aprendem sobre redação oficial e técnicas de escrita em oficina

O público foi formado por representantes de várias secretarias municipais

Os servidores da prefeitura de Cachoeiro que exercem funções em áreas administrativas participaram de uma oficina sobre técnicas de escrita e redação oficial, nesta quinta-feira (16).

O curso foi realizado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Escola do Servidor, no auditório da Universidade Paulista (Unip).

A oficina abordou as maneiras corretas de se redigir textos oficinais com clareza e eficiência nos níveis gramatical e vocabular. A atividade foi ministrada pelo professor universitário J. Jerry Tononi, que é autor dos livros “Mostra sua Língua” e “Segure o Português”, colunista do jornal A Tribuna e coordenador das avaliações das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Espírito Santo.

“Segundo pesquisas, 92% das produções textuais, em prefeituras, têm a ver com e-mails, mensagens eletrônicas, então, a meta do curso é ajudar o servidor a escrever com excelência e sem erros. Afinal, a principal qualidade de um texto é a clareza”, salientou Tononi.

O público foi formado por representantes de várias secretarias municipais, que lidam direta ou indiretamente com a produção de redações oficiais, e, durante o evento, eles se mostraram interativos e participativos, aprovando a escolha da temática do curso.

Simone Jacomeli, servidora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), relata que o tema foi extremamente apropriado, devido a sua importância para a execução de textos oficiais bem escritos. “O curso foi maravilhoso. Vai nos ajudar muito, pois mexemos com memorandos, e tudo que foi ensinado aqui veio a acrescentar”, afirma.

A representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), Carina Soares, reforça a relevância da capacitação. “A oficina foi excelente. Com certeza, o que aprendemos hoje vai nos auxiliar bastante, afinal, precisamos ser claros e objetivos nos textos oficiais”.

Para o secretário de Administração do município, Cláudio Mello, a Escola do Servidor tem por objetivo capacitar e qualificar os servidores municipais, para que a população possa usufruir de serviços bem prestados.

“Esse curso de ‘Redação Oficial: Técnicas de Escrita do Texto Administrativo’ contribui muito, pois a escrita no ambiente oficial é parametrizada por leis e regulamentos. Sendo assim, é preciso respeitar as formas oficiais, com uma produção bem direcionada e de acordo com as determinações legais”, ressalta.

“Foi uma experiência muito proveitosa para todos os servidores, que saem daqui satisfeitos com o resultado alcançado. E estamos nos programando para proporcionar essa oficina mais uma vez, para os servidores que não puderam participar”, relata o gerente da Escola do Servidor, Maylon Rody.