Servidores da prefeitura participaram do curso sobre liderança

A formação foi oferecida pela Escola do Servidor

Nesta semana, servidores de diversas pastas da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim participaram do curso “Liderança coaching: orientado para resultados”, promovido pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Escola do Servidor, que aconteceu na faculdade Multivix, do bairro Independência.

A formação foi ministrada pela consultora em desenvolvimento de pessoas, Carlena Elizabella Pupa Quintino. Ela tem graduação em Direito e formação em Coaching e Análise Comportamental.

Durante quase três dias, os servidores participantes aprenderam sobre como gerenciar as emoções; usar a inteligência emocional para melhorar relacionamentos profissionais; conhecer o nível de desenvolvimento de cada pessoa da equipe e quais as técnicas utilizadas para cada nível; aprender a utilizar uma comunicação mais efetiva – que gere ação no outro; gerenciar conflitos e melhorar o clima do grupo; estimular parcerias e trabalhos em equipe; compartilhar aprendizagem como forma de crescimento do grupo; potencializar a criatividade como instrumento na busca de alternativas para a solução de problemas e inovações e estimular novas lideranças.

O servidor efetivo da Semad, Gilson Batista Soares, destaca que os dias de treinamento serviram para ampliar os conhecimentos dos participantes sobre a importância do trabalho em equipe.

“Tivemos orientações valiosas sobre como a liderança deve ser exercida de modo a gerar bons resultados e produtividade no serviço público. Foram dias de oficinas e exercícios em grupo, em que colocamos em prática os ensinamentos e trocamos experiências. Foi uma capacitação muito boa”, disse.

O secretário de Administração, Cláudio Mello, pontua que a gestão municipal trabalha com foco na formação de líderes qualificados e capacitados, “para que os serviços prestados aos moradores e usuários da cidade de Cachoeiro sejam disponibilizados com, cada vez, mais qualidade e eficiência”, completa.