Notícias

Qualificação profissional

Servidores da rede municipal de ensino iniciam formação sobre gestão escolar

Aula inaugural ocorreu nesta semana, na Secretaria de Educação
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro realizou, na terça-feira (12), a aula inaugural do curso de formação profissional “Gestão escolar: traçando novos caminhos”, destinado aos servidores efetivos do magistério municipal.

A formação tem por objetivo instrumentalizar os servidores para o desenvolvimento de liderança de equipes para a prática pedagógico-administrativa e de gestão escolar, além de estimular o desenvolvimento profissional e a responsabilidade de todos pelos resultados da escola.

A oferta do curso vai ao encontro do que está estabelecido nas metas 16 e 19 do Plano Municipal de Educação, “Formação Continuada de Professor” e “Gestão Democrática da Educação”, respectivamente.

Serão abordados ao longo do curso temas como: Liderança: relacionamento e atendimento ao público; Registro de atendimento: respaldo para prática da gestão democrática; Como lidar com alunos e família; O gestor frente ao trabalho pedagógico, participação nos indicadores e rotina do gestor; Educação inclusiva: uma ação pedagógica de gestão; Competências em Liderança; Gestão democrática: oportunizando a participação de todos; Mídias: como usar a favor da educação; Alimentação Escolar: normativas e execução; Legislação Educacional; Recursos financeiros da educação: utilização eficaz; Projeto Político Pedagógico e Plano de Ação.

O conteúdo do curso será apresentado em encontros presenciais nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, encontros síncronos e atividades não-presenciais.

“A formação tem por objetivo promover a reflexão coletiva sobre o papel do gestor escolar, analisando suas atribuições, além de instrumentalizar, orientar e qualificar servidores efetivos do magistério municipal, com conhecimentos específicos e necessários ao exercício da gestão escolar”, destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.