Novembro Azul

Servidores foram orientados sobre prevenção ao câncer de próstata

A palestra foi realizada no auditório do Centro de Manutenção Urbana, na quarta (20)
Foto: Divulgação/PMCI

A Escola do Servidor de Cachoeiro promoveu, na quarta-feira (20), duas palestras sobre a prevenção ao câncer de próstata, em alusão à campanha Novembro Azul, no auditório do Centro de Manutenção Urbana, localizado no bairro São Geraldo.

O objetivo principal foi alertar os servidores quanto aos cuidados que ajudam a prevenir o aparecimento do tumor na próstata, que é o segundo tipo que mais acomete os homens no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, só em 2018, foram 68.220 novos casos.

A palestra ficou a cargo da enfermeira do trabalho do grupo Innovar, Laís Magalhães, que abordou o tema de forma didática e tirou dúvidas sobre o assunto.

“Sabemos que é muito difícil o homem procurar ajuda, por isso, realizamos essa palestra com intuito de conscientizar sobre o câncer de próstata e quebrar um pouco do preconceito que muitos ainda têm para realizar o exame de toque, que é tão importante”, explica.

O servidor Ângelo Santos aprovou a palestra. “Foi fundamental para trazer conhecimento para nós, homens, e, também, esclarecer dúvidas. Acredito que todos que assistiram saíram daqui pensando de forma diferente”, disse.

“A informação derruba os preconceitos e qualquer tabu que possa existir. O câncer mata e não podemos deixar isso acontecer por falta de informação. A atual gestão se preocupa muito com a saúde dos servidores e buscamos informá-los, para que todos possam se cuidar”, frisa o secretário municipal de Administração, Cláudio Mello.

Outras ações

Na semana passada, servidores da Subsecretaria de Trânsito, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, também participaram de palestra sobre o tema. Eles foram orientados por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde.