Aperfeiçoamento

Servidores municipais que atuam como ouvidores recebem capacitação

Encontros foram realizados no auditório da Secretaria Municipal de Administração
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), realizou, nesta quinta-feira (29), uma formação voltada para os ouvidores e ouvidoras da gestão municipal.

Durante o curso, os servidores, que são responsáveis pelo acolhimento das manifestações populares, receberam orientações a respeito das legislações vigentes e instruções voltadas a otimizar o tempo e a qualidade do atendimento das demandas solicitadas.

Compareceram os ouvidores internos, que acolhem as solicitações dos cidadãos, e os setoriais, que atuam nas secretarias municipais e dão continuidade aos chamados em suas respectivas áreas de atuação.

Para Cristiane Barbieri, que é gerente de ouvidoria e participou da formação, o encontro foi um momento de muito aprendizado e troca de experiências. “Esse tipo de ação proporciona, para nós, ouvidores, um enriquecimento de informações e compartilhamentos, o que, por consequência, reflete-se no bom atendimento aos manifestantes que procuram nossos serviços”, afirmou.

“Como ouvidores, desempenhamos o importante papel de ponte entre o Município e a população, atuando como porta-voz das secretarias diante dos cidadãos, como também somos responsáveis por dar voz ao usuário dos serviços públicos diante dos setores da Prefeitura responsáveis por atendê-lo”, expressou a ouvidora geral do Município, Thayna Bernardo.

“Buscamos, continuamente, qualificar os servidores para que haja mais fluidez e celeridade no acolhimento e encaminhamento às demandas da população, sempre em busca de um serviço público mais aperfeiçoado e capacitado”, destaca Mylena Lopes, controladora geral do Município.

A formação dos ouvidores municipais faz parte do Programa Anual de Formação de Servidores, lançado pela CGM em maio deste ano, que tem como objetivo o fortalecimento da gestão pública por meio do crescimento pessoal e profissional dos servidores públicos.