Parceria Público-Privada

Sessão de licitação da PPP da iluminação pública de Cachoeiro será nesta sexta (29)

Será escolhida a empresa que fará a operação e modernização do serviço
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta sexta-feira (29), será realizada, na Bolsa de Valores de São Paulo, às 15h, a sessão pública da licitação de Parceria Público-Privada (PPP) para operação do serviço de iluminação pública em Cachoeiro de Itapemirim.

Durante a sessão, que contará com a participação do prefeito Victor Coelho, haverá a apresentação do projeto da PPP e, também, das propostas dos sete consórcios que concorrem à concessão administrativa da operação, que visa à modernização e à ampliação do serviço de iluminação pública no município.

Ao final, será aberto o envelope revelando a proposta vencedora, que será a que apresentar o menor valor de contraprestação mensal – pagamento que o município fará para a empresa.

O prazo de concessão será de 13 anos, período em que o parque de iluminação pública do município terá um investimento previsto de até R$ 114,16 milhões em modernização, ampliação e manutenção. Entretanto, as melhorias poderão ser experimentadas pela população já nos primeiros meses da PPP.

O projeto prevê a ampliação do número de pontos de luz, de 18.556 para 23.079, todos com lâmpadas de LED, e implantação de sistema moderno de telegestão (gerenciamento remoto de luminárias).

O edital de concorrência pública pode ser conferido na página de Licitações do site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br).

Benefícios da PPP da Iluminação Pública de Cachoeiro

– Troca de 100% das luminárias para a tecnologia LED;

– Economia de energia;

– Padronização do parque de iluminação, de acordo com normas técnicas (NBR);

– Sistema de telegestão (monitoramento remoto de luminárias);

– Contrato único e de longo prazo aferido por desempenho;

– Compartilhamento de riscos com o parceiro privado;

– Possibilidade de implantação de novos serviços e integração com outros sistemas municipais;

– Maior sensação de segurança e bem-estar para a população;

– Melhores níveis de serviço e atendimento ao cidadão;

– Redução de acidentes noturnos;

– Requalificação de áreas de convivência na cidade;

– Redução do impacto ambiental;

– Iluminação ornamental em prédios histórico-culturais.

A PPP em números

– Modernização de todos os atuais 18.556 pontos de iluminação com LED;

– Implantação de 4.523 novos pontos de iluminação (LED);

– Modernização de todo o parque de iluminação em 24 meses;

– Prazo da concessão: 13 anos;

– 51,9% de redução do consumo de energia (comparando a mesma base – 18.556 pontos);

– 39,4% de redução do consumo de energia (considerando acréscimo no parque de 4.523 pontos);

– 100% de atendimento à NBR 5101 (norma que estabelece os requisitos mínimos necessários para iluminação de vias públicas).