Saúde ocupacional

Setembro Amarelo: palestras orientam servidores sobre prevenção ao suicídio

Trabalhadores de diversos órgãos e secretarias municipais participam das atividades
Foto: Divulgação/PMCI

No mês que marca a luta pela prevenção ao suicídio, servidores municipais estão sendo convidados a participar de palestras que ajudam a identificar e prevenir novos casos. Esta semana está sendo marcada por atividades diárias com o psicólogo Rafael Elias Nogueira, da empresa de medicina e segurança do trabalho que atende à Prefeitura de Cachoeiro, na sede da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

Nesta terça-feira (21), participam das atividades servidores da Procuradoria Geral do Município (PGM); na quarta-feira (22), será a vez de servidores da Secretaria Municipal de Governo (Semgov); na sexta-feira (24), participarão servidores da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e da própria Semad.

Rafael conta que já foram realizadas duas palestras e duas lives, na semana passada, e uma outra, nesta segunda, que foram muito bem recebidas pelos servidores participantes. Nelas, ele falou sobre a importância do mês de combate ao suicídio, ações de prevenção, fatores de risco, como identificar um possível suicida, como agir ao presenciar uma tentativa de suicídio e também sobre o que não fazer, entre outros assuntos desse fenômeno complexo e multifatorial.

“Estamos vivenciando a pandemia de Covid-19, em que todos fomos cercados e sufocados por incertezas, medos, isolamento, privações e tantos outros males que assolaram nossas vidas. Essa situação tem gerado um aumento significativo do índice de transtornos psicológicos, o que torna, especialmente, relevante abordar o problema. Nessas palestras, há momentos de troca em que os participantes interagem, falam sobre casos, trocam experiências”, diz.

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza a campanha do Setembro Amarelo em âmbito nacional. O objetivo é reduzir o número de suicídios no país, que gira em torno de 13 mil ao ano, sendo que mais de 96% dos casos está relacionada a transtornos mentais. A Prefeitura de Cachoeiro apoia a iniciativa, todos os anos, com atividades relacionadas ao esclarecimento e à prevenção de novos casos.

Nesse cenário, a secretária municipal de Administração, Lorena Vasques, acredita que a divulgação de conhecimento ajuda o servidor não apenas na vida pessoal, mas também nas relações interpessoais no trabalho. “É muito importante falar sobre prevenção e permitir momentos de esclarecimento sobre esse tema, sobre o qual ainda muitos têm dúvidas. Vamos todos fazer a nossa parte para reverter o quadro”.