Prevenção do suicídio

Setembro Amarelo: rede municipal de saúde promove ações educativas

Parte da programação é desenvolvida pelo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD)
Foto: Divulgação/PMCI

A rede municipal de saúde de Cachoeiro está promovendo ações educativas alusivas ao Setembro Amarelo, movimento dedicado à prevenção do suicídio.

No Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), que oferece tratamento gratuito para pessoas com dependência química, os pacientes participarão, ao longo de todo o mês, de atividades como exibições de filmes e rodas de conversa sobre cuidados com a saúde mental.

Nesta sexta (9), pela manhã, as equipes do Caps-AD fizeram uma panfletagem educativa no bairro Nova Brasília. No dia 29, a ação será realizada na Pracinha do Rotary, na mesma região, contando, ainda, com apresentação musical e de artesanatos produzidos pelos pacientes.

Caminhada pela vida

Na segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará uma caminhada pela vida, que sairá, às 8h, da entrada do supermercado Casagrande (rua Bernardo Horta) e vai até a Praça Jerônimo Monteiro. A atividade contará com servidores da pasta e é aberta à participação de todos.

Ações nas Unidades Básicas

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro também estão mobilizadas para conscientizar a população sobre o tema, por meio de rodas de conversa e palestras com profissionais da área de saúde mental.

A Semus lembra que as UBS são a porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo os relacionados à saúde mental. Nesse caso, as pessoas devem procurar uma unidade, quando percebem que a realização das suas atividades diárias está sendo prejudicada por sentimentos como tristeza, desânimo, perda do prazer de viver, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade, medo e outros. Após avaliação do paciente, a unidade pode fazer, quando necessário, o encaminhamento para serviços especializados da rede de atenção psicossocial.

A lista de endereços das UBS de Cachoeiro pode ser conferida em www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus/unidades-basicas-de-saude.

Confira algumas das ações programadas pelas UBS:

• UBS Coutinho – Quinta-feira (15)
    8h – Ação educativa sobre Setembro Amarelo
  • UBS Village da Luz – Segunda-feira (19)
    8h – Palestra com a equipe de Saúde Mental
  • UBS de Gironda – Terça-feira (20)
    8h – Roda de conversa: Valorização da vida e prevenção ao suicídio
  • UBS Conduru – Quinta-feira (22)
    08h – Palestra: Prevenção do suicídio
  • UBS São Vicente – Terça-feira (27)
    8h30 – Roda de conversa sobre Prevenção do Suicídio
  • UBS Jardim Itapemirim – Terça-feira (27)