Reunião

Setor cultural é debatido em Gabinete Itinerante do governo estadual

Restauração do Palácio Bernardinho Monteiro foi um dos temas discutidos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quinta-feira (30), Cachoeiro recebeu o Gabinete Itinerante da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). O encontro foi realizado no Palácio Bernardino Monteiro, e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) e da Secult, além do prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Na ocasião, foram destacadas pautas relevantes para o setor apresentados projetos relacionados à cultura e ao turismo em Cachoeiro. Sobre o restauro do Palácio Bernardino Monteiro, foi debatido o plano de uso do local, que será utilizado como centro regional de cultura.

A Semcult também aproveitou para fazer uma apresentação do projeto de revitalização do entorno da Casa de Cultura Roberto Carlos – ressaltando o potencial e a força cultural e turística do artista não somente para Cachoeiro, mas para o Espírito Santo.

Além disso, também foi destacado o lançamento da Lei Ruben Braga 2021, nesta sexta-feira (1), ação importante da gestão para fomentar a cultura no município. A Semcult também passou um posicionamento sobre o andamento dos processos de reforma do Teatro Municipal Rubem Braga.

“O Gabinete Itinerante é uma oportunidade para troca de experiências sobre gestão cultural e debate sobre as políticas públicas relacionadas ao setor. Nós temos uma cidade que respira e produz cultura, e é preciso pensar formas de fomentar e incentivar, ainda mais, essa produção. Estamos felizes em unir forças com o Estado nesse trabalho”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

“Mais uma vez, o Gabinete Itinerante da Cultura visitou Cachoeiro e, como em 2019, viemos com o objetivo de abertura de escuta com os gestores e os produtores de cultura. E, além da escuta, nós também estamos trazendo projetos e investimentos como o “Repasse Fundo a fundo” e o “Sistema de Espaços Culturais”, para os quais também estamos colhendo sugestões, pois são ações que vão fomentar a cultura de todo o Espírito Santo”, explica o secretário estadual de Cultura, Fabricio Noronha.

“Temos certeza que teremos saldos muito positivos desse Gabinete, onde foi possível conversar sobre ideias e ações e apresentar projetos que vão alavancar, ainda mais, a cultura de Cachoeiro e do estado”, reforça o prefeito Victor Coelho.