Até quarta-feira (27)

Shopping Cachoeiro tem ponto de vacinação contra a Covid-19 nesta semana

Intervalo entre segunda e terceira dose para idosos foi diminuído para quatro meses
Foto: Márcia Leal/PMCI

Desta segunda (25) até quarta-feira (27), os cachoeirenses que ainda precisam se vacinar ou completar o esquema vacinal contra a Covid-19 terão, mais uma vez, o Shopping Cachoeiro como um dos pontos de vacinação. O atendimento, no local, ocorrerá das 10h às 18h.

Além do Shopping Cachoeiro, a vacinação continua ocorrendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde), sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Devem se vacinar: pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose; pessoas que estão com a segunda dose atrasada ou por vencer; pessoas de 60 anos ou mais que devem receber a dose de reforço; imunossuprimidos (baixa imunidade), desde que tenham tomado as duas doses ou a vacina de dose única há mais de 28 dias; profissionais de saúde, desde que tenham tomado a segunda dose ou vacina de dose única há seis meses ou mais.

Para os idosos, houve diminuição do tempo de espera entre a segunda dose e a dose de reforço de cinco para quatro meses.

No caso das pessoas que precisam tomar a segunda dose, poderão se vacinar quem recebeu vacina: da Astrazeneca, há mais de 56 dias (10 semanas); da Pfizer, há mais de 56 dias (8 semanas); da Coronavac, há mais de 28 dias (4 semanas).

Também passou a ser permitido que pessoas que tomaram a vacina da Astrazeneca, há 56 dias ou mais, recebam a segunda dose com o imunizante da Pfizer.

Na hora de se vacinar, é necessário mostrar documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.

Adesão precisa aumentar

A vacinação em Cachoeiro tem sido intensificada por conta da maior quantidade de doses disponíveis e para que o município, junto à microrregião Central Sul, consiga a classificação de “risco muito baixo” – o que permitiria suspender quase todas as medidas restritivas de combate à pandemia. Para isso, porém, é necessário maior adesão à campanha por parte da população.

Segundo dados da semana passada, Cachoeiro tem 66% da população, acima de 18 anos, vacinada com as duas doses ou com a vacina de dose única; 78% dos adolescentes, de 12 a 17 anos, vacinados com a primeira dose e 85% dos idosos, a partir de 60 anos, com as três doses tomadas. Entretanto, cerca de 11 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada.

Além disso, para alcançar as metas de vacinação do risco muito baixo, ainda restam, em Cachoeiro, 2,4 mil adolescentes tomarem a primeira dose e 1,4 mil idosos receberem a dose de reforço. A classificação de risco muito baixo só é possível com 80% da população adulta, totalmente, vacinada; 90% dos adolescentes vacinados com a primeira dose e 90% dos idosos com as três doses.

“Desde o início da campanha de imunização, nós temos adotado diversas estratégias para facilitara o acesso das pessoas à vacinação, seja com a realização de mutirões, vacinação domiciliar, centros de compras, instituições de ensino, dentre outras. Contamos, agora, com a adesão da população para que a gente possa alcançar as metas do risco muito baixo”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.