Na Praça de Fátima

Show e concurso de covers celebram Roberto Carlos no sábado (16)

O show “Elas Cantam Roberto em Cachoeiro” começará às 18h
Foto: Divulgação/PMCI

No próximo sábado (16), a Praça de Fátima, no centro de Cachoeiro de Itapemirim, vai ser palco para apresentações musicais e concurso de covers em homenagem ao cantor cachoeirense Roberto Carlos, que completará 81 anos em 19 de abril.

O show “Elas Cantam Roberto em Cachoeiro” começará às 18h. Sete cantoras da região, selecionadas por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), vão interpretar os grandes sucessos da carreira do Rei. São elas: Duda Felippe, Clara Marins, Jackeline Meato, Lucineide Fonseca, Talyta Dalucci e a Dupla Xaybru.

Em seguida, a partir das 19h, será realizada mais uma edição do “Prêmio Zunga”, concurso que escolherá o melhor cover do artista. Neste ano, participam da ação quatro candidatos selecionados via edital: Robson Barbosa Carvalho, João Luiz de Souza Dias, Jorge Luiz Biazatti e Paulo Moreira de Pádua. Eles serão avaliados levando em conta similaridades física, vocal e performática com Roberto Carlos, e também em relação ao carisma demostrado na apresentação. O ganhador receberá, como prêmio, a quantia de R$ 3,5 mil. Já o segundo e terceiro colocados receberão, respectivamente, R$ 2,5 mil e R$ 1,5 mil.

As duas atrações são abertas ao público e integram a programação Aniversário do Rei 2022, promovida pela Semcult. Também no sábado, como parte das comemorações, será realizado um city tour afetivo por lugares que guardam relação com a infância de Roberto Carlos em Cachoeiro, como a casa onde nasceu, o Conservatório de Música e o Colégio Cristo Rei.

A atividade é voltada a convidados. Participarão: as vencedoras do concurso de fãs “Minha História com Rei” de 2021 e 2022, Suely Peçanha, de Guarapari, e Maria Helena Guimarães de Timon, no Maranhão; Lucineide Moreira, miss Jovem Guarda de Cachoeiro de 2022; e os candidatos do concurso de covers.

Mais emoções em 19 de abril

Para o dia 19 de abril, aniversário do Rei, a Semcult reservou uma programação especial na Casa de Cultura Roberto Carlos, localizada no bairro Recanto. O público está convidado a conferir as atrações, das 9h às 18h.

A casa será enfeitada com trabalhos artísticos feitos pelas crianças da escola municipal Luiz Semprini, e servidores da secretaria farão apresentações musicais durante todo o dia.

O jardim do centro cultural vai receber apresentação de flauta doce de alunos da oficina de musicalização que o projeto Casa Verde realiza na casa, por meio de edital de ocupação de centros culturais da Semcult.

Os visitantes também poderão apreciar uma feira de artesanato na rua João de Deus Madureira, que dá acesso à Casa.

Haverá, ainda, uma apresentação de teatro lambe-lambe, às 9h, na área externa da Casa. Além disso, os presentes poderão visitar a exposição “Emoções eu vivi”, feita pelos estudantes da escola municipal Luiz Semprini, no porão do centro cultural.

“Tudo o que estamos preparando e tudo o que já foi feito, por meio da programação Aniversário do Rei 2022, tem o objetivo de homenagear uma pessoa que é de extrema importância para nossa Cachoeiro e para o mundo. Viva Roberto Carlos!”, enfatiza a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Atividades já realizadas

As primeiras atividades realizadas pela Semcult para a comemoração do Aniversário do Rei 2022 foram o quiz sobre Roberto Carlos com alunos de escolas municipais, concurso nacional “Minha História com o Rei” e concurso Miss Jovem Guarda Cachoeiro.