Simpósio de ouvidorias aborda boas práticas no atendimento ao cidadão

Evento debateu formas de tornar as ações das ouvidorias ainda mais eficientes

Na tarde desta terça-feira (6), o auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci), em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu a segunda edição do Simpósio de Ouvidoria Geral do Espírito Santo.

O evento abordou o tema “Boas práticas no atendimento ao cidadão” e servidores de diversas pastas da prefeitura de Cachoeiro e também de outros municípios puderam aprender sobre estratégias, técnicas e práticas para o melhoramento no atendimento à população.

Presente na abertura, o prefeito Victor Coelho ressaltou a importância do seminário, visto que uma das principais metas da gestão é a transparência. “E, para alcançar esse objetivo, precisamos ter diálogo com os nossos contribuintes, então, este evento é para isso: para que possamos intensificar os modos de conversas com o cidadão e a participação da população na gestão pública.”

O simpósio contou a ministração de três palestrantes: o coordenador geral substituto de atendimento ao cidadão da Ouvidoria Geral da União, Valter de Souza Matos, a ouvidora geral da prefeitura de Cachoeiro, Kédyma Marques, e o ouvidor geral da prefeitura de Vila Velha, Alexandre Salgado.

De forma dinâmica, eles debateram sobre conteúdos específicos, que podem tornar as ações das ouvidorias ainda mais eficientes.

“Nossa intenção é transmitir o papel da ouvidoria para o controle social. A gestão pública é uma gestão compartilhada, ou seja, toda sociedade tem o papel de agregar valores nas melhorias dos serviços públicos e na boa aplicação dos recursos, por exemplo. Então, queremos passar essa ideia de que, nós, que trabalhamos com a ouvidoria, precisamos ajudar o cidadão a compreender que ele é titular de direitos e uma de suas ferramentas é a ouvidoria”, destaca Valter Matos.

“O grande objetivo desse simpósio foi, exatamente, possibilitar a troca de experiências. Porque, no fim, quem ganhará com isso será a população, pois encontrá ouvidorias muito mais sensíveis, mais humanizadas, prontas para ouvir e atender as demandas”, avalia Alexandre Salgado.

“Por meio dos simpósios, temos compartilhado experiências que enriquecem nosso trabalho. Sabemos que o processo de melhoria é contínuo, mas este, sem dúvidas, é um passo importante em direção à nossa meta de excelência no atendimento ao cidadão”, reforça Kédyma Marques.

Para a ouvidora Juliane Calazans, participante de Vila Velha, com o simpósio ganham os servidores e a população. “A ouvidoria é o canal, a ponte do contribuinte com o órgão público. Por isso, participar de um simpósio que nos incentive a melhorar e aprimorar os atendimentos é muito importante. E o cidadão deve participar, procurando seus direitos e exercendo seu papel junto à gestão. Além disso, a troca de experiência ocorrida aqui foi muito rica”, disse.

A primeira edição do simpósio aconteceu no município de Vila Velha, no dia 17 de julho, em parceria com a prefeitura de Cachoeiro, num trabalho intermunicipal de ouvidorias.