Simulação de inundação abre Semana da Defesa Civil em Cachoeiro

Atividade será neste sábado (3), no distrito de Pacotuba

Na manhã deste sábado (3), um simulado de preparação para enfrentamento de desastres, no distrito de Pacotuba, abre a programação da 8ª Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil em Cachoeiro.

A atividade será desenvolvida, das 8h às 12h, pelas coordenadorias estadual e municipal de Defesa Civil, com o objetivo de testar ações que devem ser tomadas para proteção da população em casos de inundação.

“Pacotuba foi escolhido pelo histórico de inundações no distrito. Na ocasião, faremos um exercício de evacuação com os moradores de áreas que costumam ser inundadas. É um treinamento que reunirá secretarias municipais, Defesa Civil, atiradores do Tiro de Guerra e voluntários”, explica o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Francisco Inácio Daroz.

A programação segue na segunda-feira (5), com palestra para os atiradores do Tiro de Guerra, às 8h, sobre a missão da Defesa Civil e o emprego dos atiradores em situações de catástrofes. Já na terça-feira (6), haverá distribuição de panfletos educativos na Praça Jerônimo Monteiro, pela manhã, com a finalidade de alertar sobre atitudes para evitar alagamentos ou deslizamentos.

Na quarta-feira (7), às 8h, será realizada uma atividade lúdica com os alunos da escola municipal “Mario Augusto Rocha”, em parceria com o Corpo de Bombeiros. As crianças terão a oportunidade de conhecer melhor a rotina de bombeiros e membros da Defesa Civil. E para finalizar a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil, na sexta-feira (9), a equipe de Cachoeiro participará do 8º Seminário Capixaba de Gestão de Riscos de Desastres, em Vitória, às 15h30.

De acordo com Daroz, o planejamento da Semana contou com a participação e o apoio de lideranças comunitárias, em reuniões estratégicas envolvendo membros da Defesa Civil Estadual e Municipal para decidir as ações a serem realizadas.

“É um evento importante para mostrar como atua a Defesa Civil e que o município está preparado para agir em situações de desastre”, afirma o coordenador.