Pandemia

Covid: saiba onde buscar testagem e atendimento em Cachoeiro

Teste no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes pode ser agendado pela internet, mesmo por quem não apresenta sintomas
Foto: Márcia Leal/PMCI

Apesar da melhora nos indicadores da pandemia de Covid-19, a população deve ficar em alerta quanto a sintomas gripais, como coriza, congestão nasal, febre e dor de cabeça. Abaixo, seguem as orientações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para a busca de testes e atendimento na rede pública de Cachoeiro.

Na sede do município, a referência para esses casos é o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) – que é, também, o ponto de testagem livre da cidade, no qual as pessoas podem buscar teste de Covid-19 (RT-PCR) mesmo sem estar com sintomas. Atualmente, há a opção de agendar teste pela internet, por meio da plataforma Acesso Cidadão (acessocidadao.es.gov.br).

No interior, os moradores podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para fazer o teste de antígeno e buscar atendimento. Em caso de piora no quadro, o paciente é encaminhado para o PPG.

No caso de crianças, também é disponibilizado teste de antígeno nas Unidades Básicas de Saúde. Para atendimentos de urgência e emergência, a referência é o Pronto Atendimento Infantil (PAI 24h), no bairro Aquidaban, que fica no prédio onde funcionava a Superintendência Regional de Saúde.

“A vacinação é fundamental para o combate à pandemia, diminuindo, radicalmente, o número de óbitos e casos graves de Covid-19, mas não torna as pessoas 100% imunes. Além disso, há, no Brasil, a circulação da variante delta do coronavírus que, em geral, provoca sintomas mais brandos, apesar de ser muito mais contagiosa. por isso, em caso de sintomas gripais, a população não deve hesitar em buscar teste e atendimento”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.