Notícias

Sistema de Gestão Veicular de Cachoeiro é premiado na Europa

A inovação foi contemplada com a Medalha de Ouro

Após o sucesso obtido no InnovaCities África, feira de tecnologia realizada em Angola, onde foi contemplado com o prêmio de Excelência em Inovação, o Sistema de Gestão Veicular (SGV) de Cachoeiro foi apresentado na EuroInvent, uma das mais renomadas feiras de invenções e inovações da Europa.

Desenvolvido pela Dataci, companhia de tecnologia do município, em parceria com a Agersa, agência municipal de regulação de serviços públicos, o sistema foi mostrado virtualmente por meio do vídeo gravado em Angola e do banner contendo as informações técnicas. A inovação foi contemplada com a Medalha de Ouro, fato que coloca a Dataci no mesmo patamar de outras empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos países de primeiro mundo.

“Essa segunda premiação serviu de combustível extra para a nossa equipe continuar desenvolvendo suas soluções tecnológicas de alto impacto e divulgar Cachoeiro a nível internacional como um exportador de tecnologias”, afirmou o diretor de Gestão da empresa, Marcelo Vivacqua.

Segundo o presidente da Dataci, Carlos Henrique Salgado, é com sistemas como o SGV que Cachoeiro vai se tornando uma cidade mais inteligente e humana. “A Dataci escolheu atender melhor a população. Sempre trabalhamos pensando em acessibilidade e conectividade para proporcionar qualidade na informação a todos os segmentos do município”, disse.

Já o diretor de Tecnologia da empresa, Alcione Dias, destacou que em uma cidade inteligente e humana, uma das principais preocupações deve ser com a mobilidade das pessoas. “O sistema SGV foi construído com o objetivo de colaborar com a boa gestão do transporte público, dotando a operação de transparência para os usuários e oferecendo condições aos órgãos reguladores de fazer uma gestão segura e precisa da operação deste serviço”, ressaltou.

Fase do projeto

Atualmente, o sistema encontra-se em produção e monitorando aproximadamente 140 veículos. “O aplicativo que será disponibilizado para a população encontra-se em fase de desenvolvimento e com ele será possível consultar horários, itinerários e principalmente a localização em tempo real dos veículos monitorados”, explica o gerente de Sistemas da Dataci, Marcelo Tadeu.

O aspecto mais relevante deste projeto está na contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos usuários do transporte coletivo, por meio de recursos tecnológicos que auxiliem na otimização do seu tempo. “A nossa equipe vem trabalhando intensamente nesse projeto para alcançar o objetivo maior que é colaborar para a construção de uma cidade mais humana”, disse Marcelo.

Os projetos apresentados na Euroinvent podem ser acessados no catálogo da feira pelo link: http://www.euroinvent.org/cat/E2017.pdf