Tecnologia

Site facilita acesso a ferramentas virtuais usadas pela rede municipal de ensino

Página está hospedada no portal da Prefeitura de Cachoeiro
Foto: Montagem/PMCI

Para facilitar o acesso às ferramentas virtuais que estão sendo utilizadas pela rede municipal de ensino, durante a suspensão das aulas presenciais decorrente da pandemia de coronavírus, a Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) lançou o Portal Seme, no site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br).

Agora, num mesmo espaço on-line, estão disponíveis os links para a Google Sala de Aula; o Portal do Aluno; o canal de YouTube da Seme; o formulário para dúvidas de professores e de estudantes, além de manuais de orientação para uso das plataformas.

O Portal Seme pode ser acessado a partir do banner na capa do site da Prefeitura de Cachoeiro ou na área da Secretaria de Educação.

Google Sala de Aula

A plataforma virtual Google Sala de Aula, que já está sendo utilizada por professores e alunos da rede municipal, possibilita que haja interação para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre as atividades pedagógicas disponibilizadas virtualmente. De acordo com a Seme, mesmo que a implantação da ferramenta tenha sido necessária por causa da pandemia, a ideia é dar prosseguimento ao uso, devido às vantagens proporcionadas pelo instrumento.

Portal do Aluno

Desenvolvido pela empresa de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci), como parte do sistema de gestão escolar Educ@ci, o portal permite que pais ou responsáveis acompanhem, em tempo real, as informações escolares dos estudantes da rede municipal. Além disso, pelo motivo da suspensão das aulas, o espaço virtual tem sido utilizado para disponibilizar materiais didáticos e as atividades pedagógicas on-line.

As tarefas das turmas da pré-escola continuarão sendo postadas no Portal do Aluno. Já para o ensino fundamental, as atividades serão disponibilizadas na plataforma Google Sala de Aula.

Canal no YouTube

Neste espaço, estão disponíveis vídeos de orientação e instrução para professores e alunos acessarem, de forma mais eficiente, à Google Sala de Aula. Para acessar, procure o canal SEME Cachoeiro de Itapemirim.

Formulários

Se, mesmo com os vídeos informativos, algum professor ou estudante tiver dúvidas sobre o acesso e o funcionamento da Google Sala de Aula, no Portal Seme, também estão à disposição formulários para esclarecimento de possíveis questionamentos.

Manuais

Também estão disponíveis, em PDF, os manuais de instrução para o Google For Education (Google Sala de Aula).