Área Verde

Solicitação de vaga gratuita do rotativo pode ser feita pela internet

Moradores da Área Verde que não possuem garagem têm direito a uma vaga
Foto: Márcia Leal/PMCI

Condutores que moram na Área Verde do estacionamento rotativo e não possuem garagem em suas residências, agora, podem fazer a solicitação de vaga gratuita pela internet. Para isso, basta fazer cadastro e anexar documentos na página www.cachoeiro.es.gov.br/cartaoresidencial. A página foi desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cachoeiro.

Os documentos exigidos para solicitar a vaga são: RG, CPF, comprovante de residência (no caso de residência alugada, o contrato de aluguel) e documentação do veículo. A validade do procedimento é de um ano e a renovação da vaga também pode ser feita pela internet.

A liberação da vaga ocorre após análise da documentação e repasse dos dados para a empresa responsável pelo rotativo. Superada essa fase, a placa do veículo é cadastrada no sistema e não há necessidade do condutor portar comprovante na hora de estacionar.

Cada residência tem direito a uma única vaga. O morador que tiver mais de um veículo terá que escolher qual deles ocupará o estacionamento.

“A possibilidade de solicitar o cartão residencial pela internet, sem precisar sair de casa, torna o procedimento mais prático e também mais seguro, considerando a pandemia que estamos enfrentando. O estacionamento rotativo é um instrumento essencial para a mobilidade urbana e, a cada dia, procuramos aperfeiçoar esse sistema, em parceria com a empresa que o administra”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.

Funcionamento

Atualmente, o estacionamento rotativo está funcionando apenas de quarta a sexta-feira, tendo em vista que Cachoeiro encontra-se no grau de risco extremo para Covid-19.

A cobrança foi suspensa no período de quarentena, para proteger a saúde da população em geral e a dos colaboradores da empresa concessionária. O sistema está sujeito a novas alterações no funcionamento, de acordo com a classificação de risco estabelecida pelo governo estadual semanalmente.