League of Legends

Taça Cachoeiro de LOL deu visibilidade ao esporte eletrônico

Inédita no sul do estado, competição terminou no domingo (15)
Foto: Divulgação

A final da primeira edição da Taça Cachoeiro de League of Legends (TCLOL) foi disputada no último domingo (15). A equipe Oh My God (OMG) é a grande campeã da competição. Em um duelo acirrado, a OMG venceu o time Harém do Lang, na série melhor de cinco, que terminou em parciais de 3×1.

O torneio, organizado pela secretaria municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp), foi a primeira grande competição do gênero disputada na região e os integrantes da OMG demonstram a alegria de conquistar um título inédito.

“Eu, realmente, não esperava. A equipe adversária, na final, era muito forte. Nós havíamos enfrentado eles na fase de grupos, conseguimos nos qualificar na segunda colocação. Eles tinham jogadores muito bons, mas acho que o entrosamento do nosso time fez toda a diferença”, afirmou Igor  “Bellator RX “ Santolim, jogador da OMG.

O melhor jogador do campeonato, escolhido pelo público, foi  Lucas  “chinese vladimir” Alves de Souza.

“Participar de um campeonato como esse, de um jogo que foi minha adolescência, sendo apoiado pela Prefeitura da cidade em que eu vivi minha vida inteira, é um sentimento muito bom. Ter sido eleito como o melhor jogador, pra mim, foi algo gratificante demais. A sensação de tudo aquilo que você fez durante as semanas, tentando melhorar, dando resultado: é um sentimento incrível”, declarou o mid laner (nome da função dele no jogo) da OMG.

Todos os jogadores, que conquistaram o 1º e o 2º lugares, e o melhor jogador do torneio receberão troféus em cerimônia marcada para a próxima sexta-feira (20).

Foco nos e-Sports

A Esportividade Eletrônica é um fenômeno cultural de competições de jogos on-line e movimenta um grande público ao redor mundo. Assim como as atividades esportivas tradicionais, os e-sports também são capazes de transformar a vida dos jovens, pois partem dos mesmos preceitos básicos: fair-play, trabalho em equipe e superação.

A Taça Cachoeiro de League of Legends faz parte do esforço da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) em apoiar o cenário regional de esportes eletrônicos.

“Fizemos um campeonato inédito no sul do estado. O resultado foi muito positivo, com 12 equipes na disputa e milhares de espectadores. É o indicador de que os jogos virtuais, há muito, deixaram de ser só uma brincadeira. Os jogadores, com suas habilidades estratégicas, tornam as disputas interessantes, complexas e desafiadoras, o que comprova a importância e o espaço que ganhou esse entretenimento no mundo esportivo tecnológico,” declarou a secretária de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida de Cachoeiro, Lilian Siqueira.

O evento repercutiu na comunidade local de jogadores de League of Legends. Marco “loser player xD” Barreta, jogador da OMG, confessou estar animado com a visibilidade do cenário de League of Legends na região.

“É bem gratificante ver o esporte eletrônico sendo observado por gerações além da minha. Aos poucos, acontece a quebra desse paradigma existente em nossa sociedade. À medida que eventos como esse recebem visibilidade, se torna mais fácil debater ideias e provar que os jogos eletrônicos são, hoje, uma realidade”, afirmou.

A competição teve início no último mês de julho, contou com 12 equipes inscritas e totalizou mais de 6 mil visualizações no canal oficial da Semesp, na plataforma on-line Twitch, em que as disputas foram transmitidas, em tempo real.