Viva a arte

Teatro Rubem Braga completa 20 anos nesta terça-feira (28)

História do mais importante espaço de arte e cultura do município será celebrada com materiais pela internet
Foto: Divulgação/PMCI

O Teatro Municipal Rubem Braga, localizado na avenida Beira Rio (Guandu), em Cachoeiro de Itapemirim, completa 20 anos nesta terça-feira (28). Desde que entrou em funcionamento, em 28 de abril de 2000, o teatro teve inúmeras apresentações nacionais, estaduais e locais, entre peças e espetáculos de música e de dança, chegando a alcançar uma média de 35 mil espectadores por ano.

Espaço público da Prefeitura de Cachoeiro e vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), o teatro foi batizado com o nome do maior cronista brasileiro, o cachoeirense Rubem Braga. É reconhecido como um dos centros culturais mais importantes do sul do Estado, contribuindo de maneira fundamental para a produção local e para ampliar o acesso dos moradores da região a atividades artísticas e bens culturais.

Entre as páginas mais marcantes de sua história estão espetáculos com artistas consagrados, tais como “O avarento”, primeiro espetáculo nacional exibido na casa, estrelado por Jorge Dória; “Dona Flor e seus Dois Maridos”, com Marcelo Faria, além de uma apresentação com o comediante Chico Anysio.

Reforma

Atualmente, o teatro encontra-se fechado, por conta da pandemia do novo coronavírus e, principalmente, por ter ficado, severamente, danificado após a maior enchente da história de Cachoeiro, ocorrida em 25 de janeiro deste ano. O rio Itapemirim atingiu mais de seis metros acima de seu nível normal e inundou diversos locais do município. No teatro, a água e a lama danificaram toda a parte da plateia e equipamentos de palco e som, incluindo o piano, submerso até a altura do teclado.

Após a enchente, equipes fizeram o trabalho de limpeza do local, retirando toda a lama e os tecidos, poltronas e carpete estragados. Os objetos e materiais em condições de serem recuperados, como refletores e outros materiais cênicos, foram removidos com cuidado. O piano também foi retirado e encaminhado para restauro.

A Secretaria Municipal de Modernização e Análise de Custos (Semmac) está elaborando um projeto arquitetônico para a restauração do espaço, com a preocupação de garantir a acessibilidade do teatro, conforme preconizado pela legislação adequada, e com as melhorias necessárias para o funcionamento.

Comemoração

Em consequência disso, a comemoração, este ano, será diferente. Os 20 anos serão celebrados por meio do compartilhamento de memórias e histórias de forma virtual. Mesmo desativado, o espaço comemora duas décadas de produção cultural em Cachoeiro e isso não pode ser apagado. Entre as ações preparadas, estão um vídeo com mensagens e depoimentos de artistas, acervo fotográfico, lives, entre outras.

“Não abrimos mão de comemorar esta data tão importante do espaço que mudou a história artística da nossa cidade. O teatro é o equipamento cultural mais importante de Cachoeiro e cumpriu, brilhantemente, 20 anos de trabalho e ainda há de continuar cumprindo. Estamos trabalhando, arduamente, para devolvê-lo à sociedade”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

“Mesmo diante de tantos desafios, primeiro com a enchente e agora com a pandemia do novo coronavírus, não podemos deixar de celebrar o aniversário de um espaço da grandeza do Teatro Rubem Braga. Certamente, a história do teatro não acabará em 2020. Ainda teremos muitos anos para comemorar presencialmente”, destaca o prefeito Victor Coelho.