Inclusão digital

Telecentro da Estação Cidadania – Cultura inicia oficinas de informática

Nas duas turmas iniciais, estão inscritas 20 pessoas
Foto: Divulgação/PMCI

O telecentro da Estação Cidadania – Cultura “Sérgio Sampaio”, no bairro Rui Pinto Bandeira, iniciou o seu primeiro curso de informática nesta segunda-feira (9).

Nas duas turmas iniciais, estão inscritas 20 pessoas (dez pela manhã e dez à tarde) que têm a oportunidade de aprender ou aprofundar conhecimentos sobre o sistema Windows, o Pacote Office (Word, Excel e Power Point) e ferramentas da internet. O curso acontecerá até 6 de abril, todas segundas, terças, quintas e sextas.

“O curso oferecido objetiva gerar oportunidade de formação e de capacitação profissional para os participantes estarem, cada vez mais, competitivos no mercado de trabalho. O espaço é um projeto para a comunidade em geral, visando, sempre, à inclusão digital e à contribuição com o desenvolvimento”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Novas vagas

Após o dia 20 de março, serão abertas inscrições para uma nova turma, que terá as aulas iniciadas em abril. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada e a idade mínima exigida é de 16 anos. Os interessados precisam ter o ensino fundamental concluído.

Para se cadastrar, é preciso apresentar os originais e cópias dos documentos de identidade e CPF; foto 3×4 e comprovantes de residência e de escolaridade. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável.

Acesso gratuito

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), o telecentro da Estação Cidadania – Cultura possui 10 computadores com acesso à internet, que podem ser utilizados, gratuitamente, por toda a população, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h às 17h – exceto durante as aulas de informática.

No local, o cidadão pode utilizar os equipamentos para diversos fins, como fazer inscrição em concursos públicos; procurar por vagas de empregos; fazer declaração de imposto de renda e cursar capacitações a distância. O telecentro também oferece serviços de utilidade pública, como emissão de segunda via de tarifas (energia elétrica, telefone e água, dentre outras).

Estação Cidadania – Cultura

Inaugurada em dezembro de 2019, a Estação Cidadania – Cultura “Sérgio Sampaio” também tem, em sua estrutura, quadra poliesportiva coberta; bicicletário; playground; aparelhos para exercícios físicos; pista para caminhada; pista de skate; cineteatro com 60 lugares; Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e biblioteca.