110 anos do poeta

Textos vencedores do festival de poesia Newton Braga são divulgados

Autores de várias regiões do Brasil participaram do concurso

Depois de receber mais de 80 inscrições, de diversas regiões do país, o 1º Festival de Poesia “Newton Braga: entre seus amores e minhas paixões” divulgou, nesta segunda-feira (9), os 20 textos vencedores. Eles podem ser conferidos no site da Prefeitura de Cachoeiro, na área de Editais (www.cachoeiro.es.gov.br/editais).

Os poemas inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por cinco membros: três da Academia Cachoeirense de Letras (ACL) e dois da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), que organizou o festival em comemoração aos 110 anos do nascimento do poeta Newton Braga (1911-1962), que serão completados nesta quarta (11).

Criatividade, originalidade e adequação ao tema foram os critérios considerados na avaliação. O autores dos textos selecionados receberão um certificado digital da ACL e um livreto impresso com as poesias escolhidas. Além disso, as poesias serão publicadas em edição especial da revista Cachoeiro Cult, comemorativa dos 110 anos do escritor.

Além do Espírito Santo, as inscrições vieram da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Ceará.

“O festival foi uma grata surpresa. A poesia está viva e, certamente, Newton se orgulharia em ser a inspiração para este concurso. Ter inscritos de vários estados do país também representa a relevância desta ação. Newton Braga merece toda nossa reverência”, expressa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Confira o títulos e autores dos 20 textos selecionados:
1 – “Princesa do Sul”, Carla Benincá (Brejetuba – ES)
2 – “A força dos olhos”, Sabrina Dalbelo (Bento Gonçalves – RS)
3 – “Poesia de bolso”, Thiago Valerino Braga (Guarulhos – SP)
4 – “Cachoeiro: reminiscências”, Tiago Camillo (Vitória – ES)
5 – “Lições de um Poeta”, Robson Silva (Coaraci – BA)
6 – “Banda em reverência”, Lenilce Pontini (Cachoeiro de Itapemirim – ES)
7 – “Um filho de Cachoeiro”, Valoli Vieira (São Paulo – SP)
8 – “Da Fazenda Frade à eternidade”, Marcos José Babuch (Cariacica – ES)
9 – “Danças na poesia”, Roque Aloisio (Santa Rosa – RS)
10 – “O doce desta pele que me abraça”, Ronaldo Dória (Rio de Janeiro – RJ)
11 – “O jornaleiro e a lavadeira”, David Ehrlich (Curitiba – PR)
12 – “Paixão de Cachoeiro”, Alvaro Tallarico (Rio de Janeiro – RJ)
13 – “O borbulho das águas”, Celso Lopes (São Paulo – SP)
14 – “Só a poesia”, Agnes Nagashima (Londrina – PR)
15 – “Palavras não ditas”, Yara Martinelli (Brasília – DF)
16 – “Teu retrato em mim”, Lucas Guimarães (Cachoeiro de Itapemirim – ES)
17 – “Espectro divino”, Ricardo de Sales (Rio de Janeiro – RJ)
18 – “Para aonde vai o não correspondido, se o objeto amado não fala?”, Ma Lofuto (São Paulo – SP)
19 – “Eufemismos póstumos de Newton Braga”, Felicio Oscar Deleprani (Cachoeiro de Itapemirim – ES)
20 – “Estrada para mim”, Maria Gabriela Cardoso (Porto Belo – SC)

Programação de aniversário

O Festival de Poesia faz parte da programação especial que a Semcult preparou para celebrar Newton Braga. Outra atração desta segunda (9), além da divulgação do resultado do concurso, é a publicação da entrevista com Dona Didi, que foi, por muitos anos, secretária de Newton. A conversa será disponibilizada no canal da Semcult no YouTube (Semcult Cachoeiro).

Nesta terça (10), também no canal da Semcult, às 19h, haverá a exibição do curta “Memórias”, baseado nos poemas do livro “Poesia e Prosa”, do escritor cachoeirense. O vídeo foi produzido por servidores da secretaria.

Já na quarta (11), o busto de bronze em homenagem a Newton Braga, localizado na praça Jerônimo Monteiro, mudará para o local onde, originalmente, ficava: no centro da praça, onde terá maior destaque. A solenidade contará com a participação de autoridades e familiares do escritor.

Também no dia 11, haverá a abertura da exposição “Newton Braga entre seus amores”, que apresentará fotografias e documentos doados pela família do escritor. A mostra ficará à disposição do público na Casa dos Braga, localizada na rua Vinte e Cinco de Março, Centro, de 12h às 18h, de segunda à sexta. Para a visitação, todos os protocolos preventivos contra a Covid-19 serão seguidos.

Na quinta (12), a Semcult exibirá em seu canal no YouTube a entrevista com Marília e Rachel Braga, filhas de Newton. A população poderá conferir a ação a partir das 19h.