Às 14h

Tijuca recebe oficina do Plano de Educação Ambiental nesta quarta (18)

Moradores podem contribuir com a elaboração do plano
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro segue na realização das oficinas comunitárias para a elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental. Nesta quarta-feira (18), os moradores das comunidades de Tijuca, Safra, União e Fazenda Retiro participarão da ação.

A atividade, que será realizada na Comunidade Nossa Senhora dos Milagres, Tijuca, a partir das 14h, é articulada pelo Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental, que é composto por representantes das secretarias municipais de Educação (Seme) e Meio Ambiente (Semma).

Entre os assuntos que serão abordados estão: recursos naturais; saneamento e resíduos; proteção e bem-estar animal; controle ambiental; cidadania e comunidade e gestão ambiental no campo.

Os participantes serão divididos em grupos, para que sejam colhidas informações sobre as potencialidades da região e o que precisa melhorar em suas localidades.

Essa será a quarta oficina comunitária do processo de elaboração do plano. Outras três foram feitas no distrito de Pacotuba (para moradores de Burarama, Monte Alegre, Coutinho, Banca de Areia, Pacotuba e região), no bairro Coronel Borges (abrangendo, também, moradores de Gruta, Itabira, Urtiga, São Luiz Gonzaga e Poço Dantas) e Itaoca (com a participação de representantes de São Vicente, Itaoca, Gironda e Soturno).

O Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental ainda vai promover duas audiências públicas relativas ao plano. A primeira está prevista para setembro deste ano. Já a segunda acontecerá em março de 2023. A implementação do PlanEA-CI foi designada pela lei municipal 7.744/2019 e regulamentada pelo decreto 29.579.

Cronograma das oficinas

Distritos

18 de maio (quarta-feira)

– Tijuca, Safra, União e Fazenda Retiro. Local: Comunidade Nossa Senhora dos Milagres, Tijuca. Horário: 14h.

25 de maio (quarta-feira)

– Córrego dos Monos, Moitão, São Joaquim, Santa Fé e São Brás. Local: Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica – Dr. Dirceu Cardoso, em Cachoeiro de Itapemirim (CECAPEB). Horário: 14h.

8 de junho (quarta-feira)

– Aeroporto, Marbrasa, BNH, Caiçara, IBC, Santa Teresa, Alto Monte Cristo, Jardim Itapemirim, São Lucas, São Francisco, Parque Laranjeiras, Central Parque, Valão, Gilson Carone e Coramara. Local: Auditório da Paróquia Nossa Senhora da Penha, BNH. Horário: 9h.

10 de junho (sexta-feira)

– Zumbi. Campo Leopoldina, Recanto, Basileia, Nova Brasília, Otto Marins, Santo Antônio, Sumaré, Gilberto Machado, Amarelo, Paraíso, São Geraldo, Baiminas, Amaral, Arariguaba, Costa e Silva e Bela Vista. Local: Centro Universitário São Camilo, Paraíso. Horário: 9h.

22 de junho (quarta-feira)

– Maria Ortiz, Centro, Guandu, Ferroviários, Independência. Santa Cecília, Novo Parque, Alto Novo Parque, Village da Luz, Abelardo Machado, Santa Helena, Aquidaban, Nossa Senhora de Fátima, Fé e Raça, Rubem Braga, Ilha da Luz Vila Rica e Ibitiquar. Local: EEEFM Presidente Getúlio Vargas – Polivalente Aquidaban. Horário: 14h.

13 de julho (quarta-feira)

– Educação Formal – matutino. Local: EEEFM Presidente Getúlio Vargas – Polivalente Aquidaban. Horário: 9h

– Educação Formal – vespertino. Local: EEEFM Presidente Getúlio Vargas – Polivalente Aquidaban. Horário: 14h