Transforma Cachoeiro: confira os serviços já confirmados para o 1º mutirão

Atendimentos serão voltados a quem mora no Village, Novo Parque, Rubem Braga, Bom Pastor e Fé e Raça

A praça principal do bairro Village da Luz receberá, no próximo sábado (28), o primeiro mutirão de serviços públicos do programa Transforma Cachoeiro, uma iniciativa intersetorial da prefeitura, coordenada pela Secretaria Municipal de Modernização e Análise de Custos (Semmac). No evento, que acontecerá das 9h às 15h, as secretarias municipais, órgãos da administração municipal e instituições parceiras oferecerão mais de 50 modalidades de atendimento.

Dentre os serviços oferecidos estão atendimentos de saúde, orientações sobre abertura de novos negócios e microcrédito, direcionamento a programas sociais, oficinas culturais e educativas, atividades de esporte e lazer, dentre vários outros.

É importante comparecer ao evento portando documentos pessoais, como identidade, CPF e comprovante de residência, e outros relacionados a demandas específicas, como cartão de vacinas e comprovantes em reclamações no Procon.

O objetivo do Transforma Cachoeiro é alcançar, de forma mais efetiva, regiões do município que possuem maior número de demandas em relação a serviços públicos, conforme levantamentos feitos pela prefeitura. Nesta primeira edição, as ações são voltadas ao Village da Luz e aos bairros do entorno, incluindo Bom Pastor, Fé e Raça, Novo Parque e Rubem Braga.

As atividades na região tiveram início duas semanas antes da realização do mutirão, com equipes da prefeitura realizando limpeza urbana e reparos em diversas vias públicas. No dia do evento, a expectativa é realizar cerca de 5 mil atendimentos.

“O programa serve como uma porta de entrada dos serviços públicos para os cachoeirenses que, por diversos motivos, não estão sendo plenamente contemplados. As ações serão realizadas mensalmente em diferentes regiões do município, na sede e no interior”, destaca o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória.

“O Transforma Cachoeiro é uma importante iniciativa de promoção da cidadania e do bem-estar social no município. Nosso intuito é atender a toda a população da melhor forma possível, sempre levando em conta as peculiaridades de cada região”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Transforma Cachoeiro – Village da Luz
Quando: 28/09 (sábado)
Local: praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, Village da Luz
Horário: 9h às 15h
Bairros de abrangência: Village da Luz, Bom Pastor, Fé e Raça, Novo Parque e Rubem Braga

Serviços já confirmados:

Agersa: ouvidoria (saneamento e transporte público).

Desenvolvimento Social: cadastro e informações sobre Acessuas Trabalho, Cras, Creas, Cadastro Único, Bolsa Família, Tarifa Social de Água e Esgoto, Passe Livre, Benefícios Eventuais, Direitos Humanos.

Ouvidoria Geral do Município (156): atendimentos com a Ouvidoria Itinerante.

Saúde: Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf), aferição de pressão, teste de glicemia, vacinas, atendimento psicológico, atendimento de Serviço Social, fisioterapia, DST/HIV (teste e aconselhamento), testes para sífilis e hepatites B e C, atendimento de odontologia (práticas de prevenção e entrega de kits de saúde bucal), atendimento com nutricionista, atendimento médico e confecção de Cartão do SUS.

Desenvolvimento Econômico: Sala do Empreendedor Itinerante e atendimento Nossocrédito Itinerante.

Esporte e Lazer: aula de zumba, prática de slackline, jogos e brincadeiras, aferição de IMC.

Segurança e Trânsito: Guarda Mirim e apresentação dos serviços da Ronda de Prevenção Escolar, Ronda Ostensiva Municipal, Ronda de Apoio à Família, educação de trânsito e Defesa Civil.

Desenvolvimento Urbano: atendimento informativo sobre cadastro no programa Minha Casa, Minha Vida e sobre regularização fundiária.

Meio Ambiente: oficinas educativas de reaproveitamento de materiais usados e de reaproveitamento de óleo de cozinha, ouvidoria para registro de denúncia ambiental e visita técnica de controle ambiental e recursos naturais (trabalho iniciado antes do evento).

Cultura e Turismo: Projeto Pé de Livros (contação de histórias), recreação e apresentação de mágicas (Palhaço Beleza), apresentação de capoeira (Grupo Mocambos) e apresentação do Projeto Charola Quadro a Quadro, com contação de histórias e distribuição de livros.

Educação: teatro de fantoches, pintura em tela, resgate de brincadeiras antigas, oficina de leitura e contação de histórias e jogos pedagógicos inclusivos.

Procon: atendimento ao consumidor.

Fazenda: orientações sobre IPTU.

Obras: manutenção de vias e logradouros (trabalho iniciado antes do evento).

Serviços Urbanos: limpeza pública, limpeza de córregos, poda de árvores, revitalização de parques e jardins e manutenção da iluminação pública (trabalho iniciado antes do evento).

Agricultura e Interior: apoio na recuperação de vias e patrolamento (trabalho iniciado antes do evento).

Detran: distribuição de informativos sobre educação no trânsito, oficinas abertas à comunidade, informações gerais sobre CNH e encaminhamentos para atendimentos nas unidades do Detran.

Centro Universitário São Camilo: atendimentos de equipes de enfermagem, psicologia e direito.

Polícia Ambiental: exposição de animais taxidermizados, educação ambiental e distribuição de folders e informativos sobre o trabalho da Polícia Ambiental.