Transforma Cachoeiro: novo programa levará mutirão de serviços a comunidades

Setores da prefeitura e instituições parceiras atuarão de modo integrado em bairros

Um novo programa da prefeitura de Cachoeiro levará, no final de cada mês, um grande mutirão de atendimentos de serviços públicos a bairros e distritos. É o Transforma Cachoeiro, que terá sua primeira edição no próximo dia 28, das 9h às 15h, na praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, no bairro Village da Luz.

A iniciativa intersetorial, coordenada pela Secretaria Municipal de Modernização e Análise de Custos (Semmac), visa alcançar, de forma mais efetiva, regiões do município, na sede e no interior, que possuam mais demandas em relação a serviços públicos, conforme levantamentos feitos pela prefeitura.

Duas semanas antes da realização do evento principal, os bairros começam a receber as primeiras ações, focadas principalmente em limpeza urbana, pequenas intervenções em infraestrutura e sinalização viária.

Durante o evento, todas as secretarias e órgãos da administração pública municipal oferecerão serviços relativos às suas respectivas atribuições. Isso inclui atendimentos de saúde, oficinas culturais e educativas, direcionamento a programas sociais, atividades de esporte e lazer, dentre vários outros. Instituições parceiras nas áreas de segurança pública, educação, saúde e saneamento também contribuirão com atendimentos e apoio logístico.

A expectativa é de realizar cerca de 5 mil atendimentos na ação do dia 28 no Village da Luz. Já estão agendados novos eventos do Transforma Cachoeiro em 26 de outubro, em uma localidade do interior, e 30 de novembro, em outro bairro a ser definido.

“O Transforma Cachoeiro é uma porta de entrada dos serviços públicos para os cidadãos que, por diversos motivos, não estão sendo plenamente contemplados. É preciso destacar, porém, que os eventos, em si, são só o começo do processo. O atendimento às demandas deve e será contínua”, explica o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória.

“É preciso que o poder público realize um esforço extra para atender às necessidades dos que vivem em determinadas regiões, mas o atendimento ao município como um todo segue a todo vapor. O Transforma Cachoeiro permitirá, inclusive, identificar outras demandas da população que não chegam até nós, contribuindo para uma aproximação ainda maior da administração municipal com os cachoeirenses”, destaca o prefeito Victor Coelho.