Macrodrenagem

Trânsito: trecho da Beira Rio com bloqueio total sábado (4) e domingo (5)

Passagem deve voltar a ser liberada na segunda (6), apenas para veículos pequenos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Neste sábado (4) e no domingo (5), durante todo o dia, a Beira Rio terá bloqueio total do trânsito no trecho entre as ruas Cesar Missi e Pedro Dias, que recebe obras de macrodrenagem. O objetivo do fechamento é agilizar a execução dos serviços no local, além de ser uma medida de segurança.

As equipes trabalharão com escavação, confecção de poço de visita (PV), assentamento de tubo de polietileno de alta densidade (Pead), reaterro e compactação.

A previsão da Secretaria Municipal de Obras é de que, na segunda-feira (6), possa ser retomado o esquema de trânsito adotado até esta sexta-feira (3): passagem liberada apenas para veículos pequenos, em meia-pista, e desvio de ônibus e caminhões para rotas alternativas.

A Prefeitura tem mantido diálogo constante com a população sobre os desdobramentos das obras na Beira Rio e adotado medidas para acelerar os trabalhos, com a finalidade de liberar o trânsito o mais breve possível. Agentes de trânsito, com apoio da Guarda Civil Municipal, estão atuando em pontos de conflito para ordenar o tráfego.

“Estou acompanhando de perto os impactos na cidade e nossa equipe tem se reunido diariamente a fim de aplicar soluções para mitigar os inevitáveis transtornos decorrentes de uma obra desse porte, que é fundamental para resolvermos problemas crônicos de alagamento e enxurrada no bairro Nova Brasília e outras áreas da cidade”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Rotas alternativas

Com a interdição total, os condutores terão que recorrer a vias alternativas, que também devem ser consideradas quando o trânsito no trecho estiver em meia-pista, como forma de evitar grandes retenções do tráfego.

Quem precisa acessar a região do trevo da Ilha da Luz pode utilizar a ponte Fernando de Abreu para fazer o contorno pelo bairro Aquidaban, até chegar na ponte Guadalajara (Ilha da Luz).

A partir do Aquidaban também é possível retornar à Beira Rio depois do trecho em obras, pela ponte Juscelino Kubitschek.

Para quem quer acessar a avenida Jones dos Santos Neves uma opção é a avenida Aristides Campos. É possível chegar a essa via a partir da Beira Rio, fazendo o seguinte caminho: entrar na rua Cesar Missi, seguir pela rua Cel. Francisco Braga, contornar a Praça Pedro Cuevas Junior (Roberto Carlos) e subir a rua Reinaldo Machado (Recanto) em direção ao bairro Basileia, entrando na rua Basílio Pimenta.

Mudanças no transporte público

A interdição na Beira Rio também gera mudanças temporárias na operação do transporte coletivo municipal e intermunicipal.

As linhas que têm a via em seus itinerários estão passando pela ponte municipal Fernando de Abreu (Centro x Independência) para fazer o contorno pelo bairro Aquidaban e retornar à Beira Rio usando a rua Samuel Levy e a ponte Juscelino Kubitschek (em frente ao Teatro Rubem Braga).

Por isso, a parada desses ônibus na Beira Rio foi provisoriamente transferida para a área em frente à academia pública no calçadão da avenida.

No caso do ponto da Praça Jerônimo Monteiro (em frente à Câmara Municipal), a alternativa de embarque para os passageiros é a parada da rua Costa Pereira (em frente à Catedral de São Pedro).

Informações sobre a obra e o trânsito

A população pode acompanhar atualizações da situação das obras e trânsito na Beira Rio por meio dos canais oficiais da Prefeitura, como site oficial (www.cachoeiro.es.gov.br) e redes sociais.