Trânsito de Cachoeiro reforçado com fiscalização, trabalho educativo e sinalização

Agentes começaram a notificar carros abandonados após publicação de portaria

O trânsito em Cachoeiro está mais reforçado por conta das atividades da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset). De acordo com dados da pasta, em 2017, os 25 agentes de Trânsito do município lavraram 4.440 autos de infração.

Dentre elas, a mais praticada no ano passado foi dirigir veículo segurando o celular, que é considerado infração gravíssima pelo código de trânsito (R$ 293,47 multa e perda de sete pontos na carteira). De acordo com dados da Semset, o número chegou a 817, o que corresponde a quase 20% do total.

Vale destacar que dirigir utilizando o telefone celular (sem necessariamente estar com ele em mãos) ficou em 7º lugar no ranking – 138 infrações. Neste caso, trata-se de uma infração média, com multa de R$ 130,16 mais perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Aliado ao trabalho de fiscalização, servidores da secretaria promoveram 511 palestras sobre educação no trânsito em escolas e empresas no ano passado. Nessas atividades educativas, participaram 7.727 pessoas. Vale destacar, também, que foram distribuídos mais de 14 mil folhetos de orientação pelo município, especialmente em ocasiões como a Semana Nacional de Trânsito.

Além disso, foram realizados reparos em semáforos e revitalização de vias urbanas, fortalecendo o trabalho operacional rotineiro do tráfego. Uma das ações de maior impacto foi uma intervenção na Avenida Jones dos Santos, no qual houve diminuição de uma rotatório na altura do bairro IBC, bem como ampliação dos espaços em que há mão dupla, melhorando o fluxo na região.

“A Semset possui gerências de Tráfego, Fiscalização e Operação do Trânsito, Análise e Processamento de Autos de Infração e também de Educação no Trânsito, contribuindo para todos os aspectos relacionados a essa importante questão relacionada à mobilidade dos cachoeirenses”, destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

Remoção de veículos

Em agosto, a prefeitura de Cachoeiro firmou um convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o retorno dos serviços de remoção de veículos e estadia em pátios. A medida permitiu que os agentes de Trânsito pudessem voltar a aplicar o que determina a lei a respeito de condutores que cometem algum tipo de infração.

Com o convênio, também foi possível a publicação, em novembro, de uma portaria que regula as ações de remoção de veículos abandonados em vias urbanas. Dezenas de motoristas já foram notificados para realizar a retirada e a grande maioria cumpriu a medida, sem a necessidade de remoção para os pátios.

“Além de prejudicar o trânsito, os carros abandonados afetam diretamente a saúde e a segurança pública, pois acumulam resíduos e podem até servir de esconderijo para criminosos. Por isso, a elaboração dessa portaria foi uma medida muito importante”, comenta Guedes.

Confira abaixo o ranking das 10 infrações mais cometidas no município no ano passado:

1º – Dirigir veículo segurando telefone celular: 817
2º – Estacionar ao lado/sobre marcas de canalização: 498
3º – Estacionar em desacordo com a regulamentação específica: 401
4º – Estacionar na calçada: 376
5º – Estacionar em desacordo – vaga para carga e descarga: 253
6º – Estacionar em local/hora em lugar com placa de proibido parar/estacionar: 222
7º – Dirigir veículo utilizando celular: 138
8º – Transitar em local/hora não permitido pela regulamentação: 137
9º- Quando veículo em movimento deixa de conservar faixa: 131
10º- Estacionar junto a ponto de embarque e desembarque de transporte coletivo: 121