Notícias

Qualificação

Transparência, controle interno e participação social foram temas de formação para servidores

Evento ocorreu na segunda-feira (30), no auditório da Semad
Foto: Patrícia Pim/PMCI

O Programa Anual de Formação de Servidores, desenvolvido pela Prefeitura de Cachoeiro, promoveu um novo encontro, na segunda-feira (30). Com os temas sobre transparência, controle interno e participação social, a atividade contou com a presença de profissionais de diversas secretarias municipais.

No evento, que ocorreu à tarde, no auditório da Secretaria Municipal de Administração (Semad), foi destacada a relevância da participação dos servidores municipais no acompanhamento da transparência pública, no exercício do controle interno em suas atividades de trabalho e no fomento à participação social. Foram apresentadas as ferramentas de transparência da Prefeitura, como os portais da Transparência, da Covid-19, de Acesso à Informação e o da Legislação, bem como os sites da Ouvidoria Geral e as informações sobre as secretarias municipais e os serviços prestados pela administração municipal.

“A iniciativa de formar os servidores, de modo contínuo, é essencial à qualidade do serviço público. O servidor é a base da Administração Pública”, comenta a subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, Valquíria Volpato, que participou do evento.

“Acredito ser de suma importância esse tipo de ação. Mesmo sabendo desses canais e portais, cada setor, ou cada segmento da sociedade, utiliza um mais que outro. Então, eventos assim equalizam nossos saberes, para que possamos trabalhar cada vez melhor”, salienta o servidor da Secretaria de Governo, Thiago Tognere.

“A cada encontro percebemos o aumento do engajamento dos servidores e o interesse em aprender mais e trocar experiência. Nosso objetivo com a Formação é justamente fortalecer essa colaboração, compartilhando conhecimento e multiplicando oportunidades”, destaca Ana Paula Faria, gerente da Escola do Servidor e coordenadora da Formação.

“A escolha dos temas deste encontro teve como finalidade ampliar o alcance dos nossos mecanismos de transparência, controle interno e participação social, dando mais acesso à informação para nossos servidores. Com isso, o time de servidores da Prefeitura tem melhores oportunidades para exercer a cidadania e colaborar ainda mais com a gestão pública, tanto no âmbito das atividades desempenhadas, quanto na contribuição social de forma ampla”, explica Kédyma Marques, coordenadora executiva de Controle e Transparência e coordenadora da Formação.