Notícias

Dados abertos

Transparência Covid-19: portal reúne dados sobre combate à pandemia pela prefeitura

Nova página apresenta gastos da prefeitura em ações de enfrentamento à situação de emergência
Foto: Montagem/PMCI

Foi lançado, nesta quarta-feira (12), o portal Transparência Covid-19, que reúne dados da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim relacionados ao combate à pandemia do novo coronavírus. Todos os cidadãos podem acessá-lo por meio do endereço eletrônico transparencia.cachoeiro.es.gov.br/covid19.

Entre as informações disponibilizadas, na página, estão valores totais empenhados, liquidados e pagos; gráficos de receitas e despesas; dados de contratos e compras emergenciais; relatórios de auditoria e compilações da legislação municipal, estadual e federal sobre o tema.

A criação do novo portal atende a recomendações da Transparência Internacional – Brasil e do Ministério Público de Contas do Estado do Espírito Santo (MPC-ES). A organização dos dados governamentais referentes ao combate à Covid-19, em uma única página, facilita o acesso aos cidadãos.

“Os meios digitais têm sido cada vez mais utilizados para ampliar a transparência das ações do poder público, sobretudo, em momentos de crise como o que estamos vivendo agora”, afirma a subsecretária de Controle Interno e Transparência, Kedyma Marques.

“Esse portal serve como um importante mecanismo de controle social das ações do poder público durante a pandemia, dando ampla transparência às informações e favorecendo o acesso rápido e prático aos cidadãos”, destaca a controladora geral do Município, Mylena Gomes Lopes.