Transporte clandestino de passageiros na mira da fiscalização

Atuaram em conjunto equipes da Semdurb, Semset, Ceturb-ES e Polícia Militar

Quatro operações para coibir a prática de transporte clandestino de passageiros foram realizadas em Cachoeiro nesta semana.

Atuaram em conjunto equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) e da Polícia Militar.

As três primeiras ações foram executadas na quinta-feira (2). Pela manhã, os locais escolhidos foram a rodovia ES-482 (Cachoeiro x Safra) e a rua Estrela do Norte, próximo ao Hospital Infantil. À tarde, ocorreu na rodovia de Morro Grande. Nesta sexta (3), pela manhã, a fiscalização voltou à Cachoeiro x Safra.

Nos dois dias de operações, foram abordados e fiscalizados 69 veículos, entre automóveis, ônibus, vans e motocicletas, que transportavam 305 pessoas, entre motoristas e passageiros.

As equipes emitiram 26 notificações e lavraram 16 autos de infrações, e quatro veículos precisaram ser retirados de circulação.

Os órgãos participantes estimam que, como resultado das ações, 276 viagens clandestinas deixaram de ser realizadas, considerando que cada veículo alvo da operação realizaria quatro viagens por dia.

“Avaliamos que essas ações contribuíram para reduzir consideravelmente, nesses dias, a oferta de serviço irregular de transporte de passageiros. Mas o que queremos, de fato, é mostrar à sociedade os perigos da utilização desse tipo de serviço clandestino. Na operação, encontramos desde veículos trafegando em condições precárias, pondo em risco a segurança dos passageiros, até condutor com antecedentes criminais. É um alerta que fazemos: evite o transporte clandestino”, salienta o secretário de Desenvolvimento Urbano de Cachoeiro, Jonei Petri.