Em fase de teste

Transporte coletivo: aplicativo Ponto Cachoeiro atinge marca de 2,5 mil downloads

Ferramenta permite ao usuário conferir horários de ônibus, localização de pontos e tem outras funcionalidades
Foto: Dilvulgação/PMCI

Lançado há um mês, o aplicativo móvel Ponto Cachoeiro, criado para facilitar o cotidiano de quem usa o transporte público da cidade, já alcançou 2,5 mil downloads.

A ferramenta foi pensada para auxiliar os passageiros, exibindo diversas informações, como horários, itinerários e, também, o tempo previsto para chegada dos ônibus nos pontos de parada.

Ainda em fase de testes, o aplicativo conta com um canal de Ouvidoria para receber comentários sobre a experiência dos usuários durante a utilização da plataforma. De acordo com Élcio de Sá, Coordenador Executivo de Tecnologia da Informação da Prefeitura, esse é um momento importante, em que o usuário pode contribuir com a equipe de desenvolvedores.

“A fase de testes é um período de implantação do sistema, em que o usuário pode dar sua contribuição, enviando sugestões e reclamações para a equipe de desenvolvimento. Isso é muito importante, pois ajuda os profissionais da tecnologia a ajustar o aplicativo, para que ele funcione da melhor forma possível, com eficiência e estabilidade”, afirma.

“Todas as sugestões estão sendo analisadas pela equipe e muitas delas estarão na versão definitiva do aplicativo”, conclui, acrescentando que não há mais limite para downloads no período de testes – a princípio, seriam liberados apenas 1,5 mil.

“Ótimo app. Já uso há uma semana, sem qualquer dificuldade. Superfácil de entender”, comentou uma usuária, na página para download do aplicativo.

Disponível para celulares com sistema Android e iOS, o Ponto Cachoeiro foi desenvolvido pela Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação, que é vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), em parceria com a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa).

Principais funcionalidades do aplicativo Ponto Cachoeiro

Horários: nesta área, o usuário pode obter informações sobre itinerários dos ônibus informando seu bairro.

Ônibus próximos: mostra ao usuário as linhas próximas de sua localização atual e permite solicitar localização do ponto mais perto.

Recarga: opção para recarregar o cartão de passagens, a partir do sistema mantido pela empresa prestadora do serviço de transporte coletivo.

Ouvidoria: espaço para manifestações dos usuários.

Confira o vídeo institucional com todos os detalhes sobre o aplicativo