Transporte escolar de Soturno terá rotas readequadas

Objetivo é atender exigências do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (foto: MEC)

As rotas do transporte escolar de Soturno estão sendo readequadas para melhor atender às crianças que moram longe da unidade de ensino em que estão matriculadas. As alterações começaram nesta semana e atendem às exigências da portaria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que estabelece que será ofertado transporte escolar a todos os alunos que residem em zonas rurais.

Para assegurar que todas sejam atendidas, conforme a determinação federal, a Secretaria Municipal de Educação aferiu e reorganizou as rotas. Para isso, georreferenciou a entrada de cada estudante que utilizava o transporte e fez as readequações necessárias.

A partir dessa semana, em atendimento às portarias que regulamentam o atendimento aos alunos que residem em zonas rurais, em alguns pontos o ônibus deixou de atender, pois neles estavam embarcando estudantes que moram a menos de 3 km da escola.

Mas para atender aos alunos que têm o direito ao transporte, em outros pontos a rota sofreu ampliação em 2019, já que estudantes que precisam e têm direito ao ônibus passaram a estudar em escolas municipais.

“Os pais, no ato da matrícula, já são informados quando os filhos têm e quando eles não têm direito ao benefício. As portarias do FNDE estabelecem que devemos oferecer transporte a todos aqueles que morem a 3 km da unidade de ensino ou que morem no interior e tenham alguma doença limitadora ou necessidades especiais. A readequação evita que o veículo fique com a lotação acima do permitido e que as viagens sejam feitas sem as normas de segurança”, explica a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.