Notícias

Travessia de vias exige atenção redobrada de pedestres

Na manhã desta quinta-feira (22), dois atropelamentos aconteceram em Cachoeiro, envolvendo pessoas que atravessavam vias fora da faixa de pedestres, na região central da cidade. Por isso, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, que aposta em ações e campanhas educativas permanentes para prevenir esse e outros tipos de acidente, dá orientações importantes aos pedestres.

O gerente de Educação de Trânsito, Paulo Bento Xavier, lembra que, embora o Código de Trânsito Brasileiro defina que, no trânsito, o mais forte precisa proteger o mais fraco, a mesma lei dá responsabilidades também ao pedestre, que precisa se resguardar.

“Ele deve procurar planejar sua rota, procurando atravessar na faixa, sempre que ela existir na região. No Centro, há muitas, e por isso não é necessário cruzar pontes ou avenidas muito largas, como a Beira Rio, fora delas. Antes de começar a cruzar as vias, independente de estar sobre a faixa, deve-se sempre sinalizar a intenção de avançar, com um gesto, e esperar os veículos pararem”, salienta.

Quando a faixa está próxima a semáforo, a regra é observar a sinalização e só atravessar com o sinal vermelho para os motoristas, depois que os carros tiverem parado. Nas situações em que for realmente necessário atravessar fora da faixa, pela ausência dela na região, o ideal é tomar medidas de precaução, levando em conta a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos.

“O pedestre corre um perigo muito quando atravessa fora da faixa, principalmente em vias largas, em que é maior o tempo de travessia e a velocidade da passada é bem inferior à do veículo, que pode ser superior ao limite estabelecido”, avalia Paulo Bento.

Confira as dicas:

Em locais em que não há faixa: tomar precauções de segurança, levando em conta a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens destinadas ao pedestre, sempre que estas existirem numa distância de até cinquenta metros dele.

Em locais em que há faixa e semáforo: verificar o sinal e respeitar a vez dos veículos.

Em locais em que há faixa, apenas, sem semáforo: a preferência é do pedestre, que deve tomar precauções. Antes de iniciar a travessia, deve fazer um gesto de mão e aguardar o condutor parar.