Notícias

Obras de macrodrenagem

Trecho da Linha Vermelha com bloqueio de trânsito a partir desta quarta (1)

Obra acontece entre as ruas Arthur Bernardes (pouco depois do viaduto) e 13 de Maio (antes do acesso ao Centro)
Foto: Márcia Leal/PMCI

A partir desta quarta-feira (1), o trecho da avenida José Félix Cheim (Linha Vermelha), entre as ruas Arthur Bernardes (pouco depois do viaduto) e 13 de Maio (antes do acesso ao Centro), será, totalmente, interditado devido às obras de macrodrenagem que estão em andamento no local.

Inicialmente, o trecho permaneceria livre para veículos leves até a conclusão do recapeamento da avenida Aristides Campos, que serve como principal alternativa para os condutores que trafegam pela região.

Entretanto, após o início das obras, na última segunda-feira (27), as equipes técnicas reavaliaram a necessidade de interrupção total do fluxo de veículos, para melhor andamento dos serviços de drenagem, que têm conclusão prevista para o fim de abril.

Visando mitigar os efeitos no trânsito da região, as obras na avenida Aristides Campos serão paralisadas, diariamente, entre 11h e 12h e após às 16h – horários de pico, com intenso tráfego viário. A previsão é a de que o recapeamento seja concluído ainda nesta semana. 

Trecho atualmente em obras

Vias alternativas

Além da avenida Aristides Campos, outra alternativa para alcançar o centro da cidade é a avenida Jones dos Santos Neves, que pode ser acessada, via Linha Vermelha, na altura da Igreja São Francisco de Assis e, mais à frente, pela rua Etelvina Vivácqua.

Ao longo da avenida José Félix Cheim (Linha Vermelha), foram instaladas faixas, alertando os condutores sobre o trecho em obra e indicando o desvio a ser realizado.

Para os motoristas que desejarem seguir em direção à região central da cidade, a partir de bairros como Coramara, Aeroporto, BNH e Rui Pinto Bandeira, outra opção é a de utilizar a avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), que dá acesso à rua Bernardo Horta, por meio do trevo da Ilha da Luz.

Frente de trabalho continua no Centro

Na região central de Cachoeiro, outra frente de trabalho das obras de macrodrenagem continua avançando na rua Pedro Dias – que segue, totalmente, interditada para veículos – e no acesso à rua Coronel Francisco Braga, pela rua Bernardo Horta, onde há desvio do trânsito para a Linha Vermelha.

Obra irá sanar problemas de alagamentos

Fruto de um investimento de R$ 55,2 milhões, com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, a obra de macrodrenagem é uma das maiores e mais importantes da história de Cachoeiro. Ela irá sanar antigos problemas de alagamentos no bairro Nova Brasília.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semo), também serão beneficiados, pelas obras de macrodrenagem, direta ou indiretamente, outros bairros como Santo Antônio, Jardim América, IBC, Otton Marins, Zumbi, Basileia, Recanto, São Francisco de Assis e Estelita Coelho Marins.

As intervenções vão abranger 1,385 km da avenida José Félix Cheim (Linha Vermelha) e trechos de dez ruas do bairro Nova Brasília e do Centro, totalizando mais de 3 km de vias a serem contemplados com obras de micro e macrodrenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo, além de sinalização horizontal, vertical e semafórica.