Trecho da Linha Vermelha ganha canteiro e terá painel artístico

Nova área verde fica em frente ao Museu Ferroviário, no Centro

Mais um espaço público da região central de Cachoeiro de Itapemirim passa por revitalização viabilizada pela prefeitura. O local atendido, desta vez, é o trecho da Linha Vermelha próximo ao Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação), no Centro.

Junto ao paredão em frente ao prédio histórico, foi construído um canteiro gramado, que se estende até o ponto de ônibus da via. O trabalho está sendo finalizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que aterrou e ornamentou a área.

A preparação da base para o novo canteiro, que incluiu a colocação de meio-fio, foi feita por equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo).

Foram mantidas, na área, as árvores plantadas por meio do projeto Florestas Urbanas, que tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

“É uma área verde que essa região de grande importância histórica para a cidade ganha, com todos os benefícios estéticos e urbanísticos que isso pode proporcionar. Assim, vamos cumprindo nosso planejamento, salpicando nossa área urbana com novos elementos paisagísticos, para torná-la mais bonita e agradável para os munícipes e para quem nos visita”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vander Maciel.

Mural artístico

A revitalização na área não para por aí. Em breve, o paredão no local vai ser transformado em uma espécie de galeria de arte a céu aberto, com pinturas em homenagem a cachoeirenses ilustres.

Para isso, será feita uma seleção de propostas de intervenções artísticas. Artistas interessados devem fazer inscrição até 5 de julho, na sede da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), na rua 25 de Março (em frente ao Shopping Cachoeiro), Centro, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Serão selecionados até quatro projetos, nos estilos grafite e pintura mural. Eles devem homenagear um ou mais entre os seguintes ícones cachoeirenses: Roberto Carlos, Sérgio Sampaio, Raul Sampaio Cocco, Luz del Fuego, Carlos Imperial, Arnoldo Silva, Maria Gasolina, Maria Fumaça, Moringueiro, Delicioso, Nenê Doido, Geraldo, Agulha, João Inácio, Dona Canutinha, Dona Maria Laurinda, Dona Isolina, Mestre Salatiel, Evandro Moreira, Jece Valadão, Levino Fanzeres, Zozô, Rubem Braga, Newton Braga e Dedé Caiano.

O edital da seleção está disponível no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), na área da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), na aba ‘Editais’.