Trilha Ecológica sensibiliza visitantes da ExpoSul para preservação ambiental

As visitas são orientadas por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)

Um dos atrativos da ExpoSul Rural 2019, que começou nesta quarta-feira (10), no Parque de Exposições de Cachoeiro, e vai até domingo (14), é a Trilha Ecológica, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

O espaço conta com roteiro composto por cenários de vegetação de restinga, nascente, desmatamento, urbanização, pastagens e recuperação de nascentes, além de um ciclo da água, representado em um banner. As visitas são orientadas por técnicos da Semma.

“Ao colocarem os participantes em contato com a natureza, nosso objetivo é despertar e desenvolver neles o sentimento de valorização, preservação e conservação do ecossistema em suas vidas”, explica Andressa Colombiano, secretária municipal de Meio Ambiente.

Ela destaca que esse atrativo tem como proposta, também, mostrar que o homem, assim como qualquer outro ser vivo, faz parte do ciclo natural e que, por isso, a adoção de pequenas mudanças de atitude é essencial para se viver em um meio equilibrado.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer, ainda, diversos trabalhos desenvolvidos pela Semma, como o de Educação Ambiental (que atua na formação de cidadãos mais conscientes), de Resíduos Sólidos (com o projeto Vem Reciclar, que reduz o impacto do descarte) e de Recursos Naturais (com o projeto Nascente Viva, cujo foco é a preservação das nascentes).

“Eu gostei muito da trilha, principalmente da parte da nascente, que eu nunca tinha visto antes. Agora sei como funciona”, comenta Maria Clara, de 10 anos, aluna da escola municipal José Taveira dos Santos, que visitou a feira nesta quinta (11). 

Os interessados em visitar a trilha podem fazê-lo ao longo da programação, sendo que é necessário se inscrever, antes, no estande da Semma no evento. O passeio é totalmente gratuito e pode ser feito por grupos de até 50 pessoas.