Última semana de plenárias do terceiro ciclo do OP

A programação de plenárias deste terceiro ciclo do Orçamento Participativo (OP), em Cachoeiro de Itapemirim, entra nesta segunda-feira (11) em sua última semana, com início pelo bairro Otton Marins, da região 5. Nesta terça-feira (12), a prefeitura leva o encontro ao bairro Vila Rica, na escola municipal Anísio Vieira de Almeida Ramos.

Participam ainda no Vila Rica moradores dos bairros Estelita Coelho Marins, Maria Ortiz, Ilha da Luz, Teixeira Leite e Elpídio Volpini (Valão), integrantes da região 6. Nos encontros de segunda a sexta, o credenciamento começa às 18h e a plenária, às 19h. Na segunda quinzena de maio, serão realizados a posse dos conselheiros do OP e os fóruns regionais.

Nas plenárias, os moradores da região podem se credenciar para concorrer aos cargos de delegado e conselheiro. O momento mais aguardado é a sugestão de obras, que minutos depois vão para votação, para escolher a prioritária.

Até a última sexta-feira (8), sete obras já estavam eleitas, com construção garantida, em sete regiões do OP. Dependendo do custo de cada uma delas, é possível ainda que outra obra apontada na plenária seja realizada pela prefeitura.

Uma das regiões já visitadas pelas plenárias é do Nossa Senhora Aparecida, bairro que compareceu com dezenas de moradores e conseguiu garantir a construção de uma nova rua, próxima à escola municipal Professora Maria do Carmo Magalhães.

Segundo a presidente da associação de moradores do Nossa Senhora Aparecida, Joseli Mariani, a nova rua será uma segunda opção de acesso ao bairro, que fica em uma das regiões mais altas da cidade. “Em dias de chuva, as crianças precisam contornar um longo trecho para chegar à escola, por conta da lama em algumas ruas, e caminhão de entrega às vezes não consegue subir. O Orçamento Participativo veio para trazer esperança para a comunidade, que espera há anos por essa obra”, comemorou.

Obras já eleitas em primeiro lugar:
Região 1
– Construção da sede do Centro Comunitário – bairro Alto União
Região 11 – Drenagem e pavimentação da rua Projetada e da rua Julio Souza – distrito de Coutinho
Região 4 – Drenagem e pavimentação da rua Adinaldo Dias com ligação com a rua Jair Coelho – bairros Bom Pastor, Village da Luz e Alto Novo Parque.
Região 7 – Drenagem na rodovia Ricardo Barbieri – bairros Rui Pinto Bandeira e Boa Vista
Região 8 – Área de lazer na rua Antonio Maria Rosa – bairros Boa Esperança, Marbrasa e São Lucas
Região 3 – Construção de mais uma rua de acesso ao bairro – bairro Nossa Senhora Aparecida
Região 2 – Construção de muro de arrimo na rua Coronel Francisco Athayde – bairro Coronel Borges

Confira as próximas plenárias do OP:
Credenciamento às 18h e início às 19h (segunda a sexta)
Credenciamento às 13h e início às14h (sábado)

Segunda-feira (11), na escola municipal Alair Turbay Baião, no bairro Otton Marins
Região 5: Parque Laranjeiras, Otton Marins, São Francisco de Assis, Zumbi, Campo da Leopoldina, Basiléia e Nova Brasília.

Terça-feira (12), na escola municipal Anísio Vieira de Almeida Ramos, no bairro Vila Rica
Região 6: Estelita Coelho Marins, Maria Ortiz, Vila Rica, Ilha da Luz, Teixeira Leite e Elpídio Volpini (Valão).

Quarta-feira (13), na escola municipal Teresa de Avelar Picoli, no distrito de Córrego dos Monos
Região 13: Córrego dos Monos, Santa Fé e São Joaquim.

Quinta-feira (14), na escola municipal Jácomo Silotti, na localidade de Sambra, no distrito de Soturno
Região 12: Gironda, Vargem de Soturno, Gruta.

Sexta-feira (15), na escola municipal São Vicente, no distrito de São Vicente
Região 10: Itaoca, São Vicente e Conduru.

Sábado (16), no campus II do Centro Universitário São Camilo – ES, no bairro Recanto
Região 9: Santo Antônio, Guandu, Recanto, Centro, Sumaré e Gilberto Machado.