Unidade de Qualidade de Vida do Vila Rica será destaque em evento estadual

Projeto atende mulheres gestantes e com doenças crônicas
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), participará, nesta quinta (7) e na sexta-feira (8), da V Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS”, que será realizada na cidade de Domingos Martins.

Foram selecionados para o evento dez trabalhos dentre vários submetidos por municípios de todo o estado, dos quais serão escolhidos cinco para participarem da XVII Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, que será realizada ainda neste ano – Cachoeiro foi o único município da região Sul a ser selecionado.

O objetivo do evento, que é realizado pelo Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Comsemses), é estimular e divulgar as ações de municípios visando à garantia do direito à saúde e, também, propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Cachoeiro apresentará o trabalho “Unidade de Qualidade de Vida: Promovendo Saúde e Qualidade de Vida”, que descreve a experiência do município com a Unidade de Qualidade de Vida (UQV) do bairro Vila Rica.

Fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) e a Semus, a UQV atende mulheres com doenças crônicas e gestantes que moram na região do Vila Rica.

As atividades acontecem na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, com aulas de treinamento funcional e exercícios aeróbicos, que contribuem para melhorar as condições de saúde das participantes.

Agentes comunitários de saúde indicam moradoras da região para participação no projeto, mas as mulheres daquela área que se enquadrem no público-alvo da ação também podem procurar a UBS. Para ingressarem nas atividades, as participantes passam por uma avaliação física.

“A Mostra ‘Aqui Tem SUS’ é um excelente momento de troca de experiências de gestores municipais da área da saúde. Estamos contentes em participar do evento, para apresentarmos um trabalho exitoso de nosso município. Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecermos outros trabalhos que podem contribuir com nossa gestão, visando sempre a melhoria dos serviços oferecidos ao cidadão”, afirmou o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

“Os efeitos benéficos que a prática de atividades física tem sobre a saúde física e mental são muitos e já comprovados. Estamos felizes com essa parceria com a Secretaria de Saúde, para atuarmos juntos na promoção da saúde e bem-estar dos munícipes”, destaca a secretária municipal de Governo, Lilian Siqueira, que também responde, interinamente, pela Semesp.