Unidades Básicas de Saúde facilitam acesso a testes de Covid-19

As unidades servem de porta de entrada para a rede pública municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

As 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro de Itapemirim realizam coleta de amostras por meio de swab para a realização de testes de Covid-19 em pacientes com sintomas gripais, facilitando o acesso a esse procedimento na rede pública municipal de saúde. Desde outubro passado, quando o trabalho foi iniciado, foram realizadas cerca de 1.570 coletas.

O swab é um cotonete longo e estéril, geralmente aplicado na região nasal. O material coletado nas UBS é enviado para o Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen), para que faça as análises das amostras e determine a presença ou não do coronavírus no paciente. Em média, os resultados ficam prontos em até 5 dias, mas o tempo varia de acordo com a demanda do Lacen.

A realização do swab depende da análise dos sintomas do paciente e do dia em que recebe o atendimento, variáveis que impactam, diretamente, nos resultados dos testes. Independente da realização e do resultado da testagem, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza acompanhamento por telefone de todos aqueles que apresentarem sintomas gripais.

“A realização da coleta nas UBS é muito importante para aprimorar o atendimento aos pacientes com sintomas gripais na Atenção Primária e contribui para o trabalho do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes, que é a referência no município para esses casos. Além disso, a maior quantidade de testes contribui para monitorar a disseminação do coronavírus na cidade, e é levada em consideração na elaboração da matriz de risco para Covid-19 pelo governo estadual”, afirma a secretária municipal de Saúde interina, Alexandra da Penha Araújo Cruz.

Atendimento sem necessidade de agendamento

As UBS do município estão atendendo por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio. A marcação de consultas eletivas está, temporariamente, suspensa, para diminuir o fluxo de pessoas nas unidades e para que elas se concentrem no atendimento a pacientes com sintomas gripais e de casos de maior necessidade (como dores agudas, por exemplo).

Estão mantidas as consultas individualizadas de pré-natal, puericultura e os exames preventivos, dentro dos protocolos de prevenção à Covid-19. Em caso de dúvidas em relação à renovação de receitas e a outros procedimentos, os pacientes podem entrar em contato com o enfermeiro das unidades para orientações.